plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

UFPA: inscrições abertas para 704 vagas

Começa nesta quarta-feira (28) o prazo de inscrição no Processo Seletivo Especial para candidatos indígenas e quilombolas (PSE) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para 2017 são ofertadas 704 vagas em 176 cursos de graduação, distribuídos por mais de

Começa nesta quarta-feira (28) o prazo de inscrição no Processo Seletivo Especial para candidatos indígenas e quilombolas (PSE) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para 2017 são ofertadas 704 vagas em 176 cursos de graduação, distribuídos por mais de 20 municípios paraenses. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 16 de novembro no site do CEPS ou no site do concurso.

Este ano o certame oferta 32 vagas a mais que o concurso para ingresso em 2016, o qual disponibilizou 672 vagas. E a partir deste ano, lideranças de comunidades indígenas e quilombolas passam a fazer parte da comissão especial responsável pela realização do PSE. Essa aproximação com as populações tradicionais deve tornar a seleção mais criteriosa em relação à autenticidade da origem dos candidatos.

“Essa participação das lideranças garante uma maior interação entre a universidade e os indígenas e quilombolas e ainda protege o processo seletivo contra candidaturas de pessoas que não são realmente de povos tradicionais”, acredita Maria Lúcia Harada, pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg) e presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da universidade (Coperps).

O concurso terá duas etapas. Uma prova de redação em língua portuguesa agendada para 15 de janeiro de 2017 e uma etapa de entrevistas presenciais com análise de documentos, a qual será realizada entre 16 e 19 de fevereiro.

Novas regras

Para o PSE 2017, as principais mudanças nas regras da seleção dizem respeito à apresentação do Documento de Pertencimento, o qual atesta o vínculo dos estudantes com populações indígenas ou quilombolas; e ainda a criação da segunda opção de curso.
Agora os indígenas e quilombolas precisam apresentar a Declaração de Pertencimento no ato da inscrição e o documento deve conter três assinaturas de lideranças. “A declaração será analisada pela comissão especial e, só então, publicaremos a homologação da inscrição”, detalha a pró-reitora.

Outra novidade é que os candidatos podem, no ato da matrícula, indicar uma segunda opção de curso. “Iremos processar o resultado do concurso como nos demais anos, mas após esse primeiro ‘listão’ vamos observar os cursos em que não tivemos aprovados ou tivemos um único estudante classificado e, então, fazer uma segunda ‘rodada’ de preenchimento das vagas disponíveis, considerando a segunda opção dos candidatos”, detalha Lúcia Harada.

Serviço:

Inscrições para o PSE Indígena e quilombolas da UFPA

Prazo: De 28 de setembro a 16 de novembro

Inscrições gratuitas pelo site do CEPS.

Pré-requisito: Apresentar, no ato da inscrição, declaração de pertencimento à comunidade indígena ou quilombola assinada por três lideranças.Todos os detalhes sobre como participar do concurso estão disponíveis no edital.

Informações pelos telefones: (91) 3201-7266, 3201-8382, 3201-8386 e 3201-8387.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Concursos

Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

Últimas Notícias