plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Candidatos debatem problemas de Ananindeua

Na noite de ontem, 5 candidatos que disputam a Prefeitura de Ananindeua nas eleições deste ano participaram do debate promovido pela RBATV. Nos estúdios da emissora, em Belém, o apresentador Marcelo Marques mediou, por quase 2 horas, perguntas, respostas

Na noite de ontem, 5 candidatos que disputam a Prefeitura de Ananindeua nas eleições deste ano participaram do debate promovido pela RBATV. Nos estúdios da emissora, em Belém, o apresentador Marcelo Marques mediou, por quase 2 horas, perguntas, respostas e considerações dos candidatos que concorrem o pleito municipal para a próxima gestão, de 2017 a 2020. Ananindeua é o segundo maior município do Pará, com 500 mil habitantes e mais de 200 mil eleitores.

O primeiro candidato a chegar foi Jorge Farias (PCdoB), por volta das 20h30. Jefferson Lima (PMDB) chegou 20 minutos depois. Em seguida, Alberto Andrade (PSOL). Neil Andrade (PSD) chegou ao prédio por volta das 21h25. O último a chegar foi Manoel Pioneiro.


Durante o debate, do lado de fora da emissora, não houve congestionamento na avenida Almirante Barroso. Policiais militares estiveram no local para garantir tranquilidade durante o debate. Por causa disso, não foi necessário interditar o trecho nas proximidades do prédio.

Para o diretor geral do Grupo RBA, Camilo Centeno, a proposta do debate é oportunizar ao eleitor conhecer as propostas dos candidatos e dar condições de escolher o melhor para governar Ananindeua. Ainda segundo Centeno, o debate não sofreu nenhuma alteração, apenas nas exigências que a legislação eleitoral impôs.

REGRAS

As regras estabelecidas pela emissora foram livres e aprovadas à unanimidade pelos candidatos. “A RBATV renova a tradição que vem desde 1990 e sai na frente sempre ao promover o debate em canal aberto”, destacou Centeno. Segundo ele, é um dos poucos momentos para tirar dúvidas dos eleitores “e conhecer um pouco mais dos candidatos que se pretende votar”, acrescenta o diretor-geral.

O debate de ontem ocorreu uma semana após o dos candidatos que disputam a Prefeitura de Belém.

COM TEMPOS IGUAIS, MISSÃO FOI CONQUISTAR ELEITORES

O debate dos candidatos de Ananindeua pode ser resumido como um samba de uma nota só: todos os candidatos assumindo a postura de oposição contra a gestão do recandidato Manoel Pioneiro (PSDB). O momento mais tenso ocorreu no embate direto entre Pioneiro e coronel Neil Duarte (PSD) que questionou o atual prefeito sobre a política municipal para combate às drogas. Foi a deixa para que o coronel tocasse em um ponto sensível da campanha de Pioneiro: o apoio a vereador conhecido como Gordo do Aurá.

“Sua imagem com traficante está espalhada por Ananindeua. Eu já prendi 2 vezes no Aurá e ele está pedindo votos para você. Faz parte da sua coligação”. Pioneiro argumentou que faz parte de uma coligação com 19 partidos. “Quem escolhe o candidato são as coligações e quem pode dizer se o candidato está apto não sou eu. É a Justiça Eleitoral”.

Jefferson Lima (PMDB) centrou críticas em cima da precariadade no atendimento à saúde, dando como exemplo a obra abandonada da UPA Carlos Marighella e do Icuí. “No Marighella estão fazendo agora em cima da hora depois que denunciamos”, disse. Na sequência, o candidato apresentou suas propostas para a área de saúde, entre elas, as policlínicas e disse que vai finalizar todas as obras que estão paradas no município. Beto Andrade (Psol) lembrou que Ananindeua é a 7ª cidade mais violenta do País e a 1ª do Norte. “Teríamos de ter mil guardas municipais, mas só temos 140. A propaganda é uma coisa, a realidade é outra”. Coronel Neil chegou a afirmar que a propaganda de Pioneiro é tão fantasiosa como as histórias de Walt Disney.

(Michelle Daniel, Luiz Flávio e Rita Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias