plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Veja temas abordados no debate da RBATV

Começou, por volta das 22h10, o debate entre os candidatos ao cargo de prefeito do município de Ananindeua. O programa, transmitido pela RBATV e via streaming pelo DOL, ofereceu a oportunidade para que os eleitores de Ananindeua conheçam melhor as propost

Começou, por volta das 22h10, o debate entre os candidatos ao cargo de prefeito do município de Ananindeua. O programa, transmitido pela RBATV e via streaming pelo DOL, ofereceu a oportunidade para que os eleitores de Ananindeua conheçam melhor as propostas dos candidatos do município.

Veja como foi o debate:

ÚLTIMO BLOCO

Nas considerações finais, o candidato Coronel Neil afirmou que esse é “o momento da mudança”, que representa uma coligação do povo. Ele prometeu resgatar dignidade, saúde, educação e segurança pública no município de Ananindeua.

O segundo foi Jefferson Lima que afirmou que conhece todos os problemas da população e quer “remontar” o funcionamento de Ananindeua, instalando policlínicas, fazendo obras de asfalto com drenagem, investindo na saúde, educação e saneamento na cidade, além de políticas de acessibilidade nas ruas.

O terceiro foi Manoel Pioneiro. Ele afirmou que construiu a cidade com amor e “reconstruiu” Ananindua, fazendo obras em diversos bairros como Icuí, Marighella, Jibóia Branca e que quer investir na construção das vias do BRT, por exemplo.

O quarto candidato foi Beto Andrade, que disse oferecer propostas concretas de quem vive em Ananindeua há 38 anos. Ele afirmou que irá construir um hospital materno-infantil, construir hospital em referência em várias especialidades médicas que hoje não são garantidas, que resgatará a segurança pública com mais iluminação e que irá valorizar os servidores públicos.

Por fim, Jorge Farias declarou que “Ananindeua tem jeito”, se forem realizadas obras com planejamento e que os eleitores escolham em mudar o quadro político da cidade. Afirmou que tem experiência como advogado, como delegado regional do trabalho e que quer inaugurar um modo novo de governança ao incentivar audiências públicas, por exemplo, e investir em mais transparência.

TERCEIRO BLOCO

Manoel Pioneiro iniciou o bloco questionando o Coronel Neil sobre as emendas parlamentares destinadas para Ananindeua durante a gestão dele como deputado federal. Neil afirma que direcionou várias emendas para áreas como esporte e lazer, buscando investir na ressocialização dos jovens, por exemplo.

Pioneiro, na réplica, afirmou que continua entregando obras e mantém a folha de pagamento em dia. Neil rebatou dizendo que que veio da vida “real”, e não da vida política, pela experiência que teve em 26 anos como policial.

Na segunda pergunta, Coronel Niel questionou Pioneiro sobre a segurança pública. Pioneiro falou que aumentará o quadro da guarda municipal de Ananindeua, por exemplo, como solução para esse problema na cidade. Neil afirmou que irá aumentar o efetivo da guarda municipal e também trabalhará na capacitação dos agentes da guarda.

O terceiro a perguntar foi Jorge Farias, que questionou Jefferson Lima sobre a não conclusão de obras como a ciclovia e o BRT na BR-316. Lima denunciou a situação caótica da cidade, prometeu integração de ciclovias com a BR-316 e a conclusão de creches do Maguari e da Cidade Nova.

Jorge Faria falou sobre a necessidade de algumas obras como o prolongamento da avenida Três Corações e melhorias nos abastecimentos hídricos nas casas. Lima, na tréplica, afirmou que representa uma nova administração e que governará com transparência, clareza no orçamento e com ética, saindo da “conversa” e partindo para ações.

Na quarta pergunta, Jefferson Lima perguntou Coronel Neil sobre a segurança em Ananindeua. Neil criticou a falta de transparência no orçamento da segurança na atual gestão de Pioneiro. Prometeu a criação de um batalhão da Guarda Municipal para atender bairros como Água Lindas e Aurá, por exemplo, além de investir em educação para dar mais oportunidades aos jovens.

Já Jefferson Lima criticou os gastos de Pioneiro com o próprio Gabinete, investindo menos de 1% do orçamento em segurança, em 2015, por exemplo. Neil falou também sobre a falta de uma parceria para fazer com que funcione, de maneira efetiva, o monitoramento por meio das câmeras de segurança nos bairros.

Na quinta pergunta, Beto Andrade questionou Jorge Farias sobre a área econômica da cidade. Jorge disse que irá investir em mais formalização dos trabalhadores na cidade para classes como das empregadas domésticas, por exemplo, e focar em políticas de assistência e previdência para os trabalhadores informais.

Beto afirmou que quer resgatar o cinturão verde de áreas das ilhas como Icuí e Curuçambá, que estariam abandonadas nessa última gestão. Jorge Farias concluiu afirmando que criará um Banco Popular para garantir previdência social para trabalhadores informais.

SEGUNDO BLOCO

Na primeira questão do bloco, o candidato Beto Andrade questionou o candidato Manoel Pioneiro sobre a conclusão de obras durante a gestão. Pioneiro afirmou que quer concluir, até o final deste ano, diversas obras pendentes durante a última gestão.

Na réplica, Beto falou sobre os alagamentos, sobre a grande quantidade de “asfaltos” eleitoreiros e que realizará auditoria para saber o destino das verbas para obra. Pioneiro afirmou, na tréplica, que está “reconstruindo” a cidade de Ananindeua e que as obra estão sendo realizadas.

Na segunda pergunta, Manoel Pioneiro questionou o candidato Jefferson Lima sobre a ética na política. Lima respondeu que Manoel Pioneiro faltou com ética ao deixar o município de Ananindeua sob o comando do vice-prefeito eleito para se aliar ao prefeito Duciomar Costa em Belém, no ano de 2004.

Na terceira pergunta, o Coronel Neil questionou Manoel Pinheiro sobre o combate ao tráfico de drogas em Ananindeua. Pioneiro afirmou que busca parcerias com instituições religiosas e que constrói quadras poliesportivas e para programas de esporte e de empregos para oferecer mais condições aos jovens.

Já Neil afirmou que Pioneiro é apoiado por um candidato que tem acusações por tráfico de drogas. Pioneiro rebateu, declarando que é um homem de família e que busca esses valores para a gestão.

O quarto a perguntar foi Jefferson Lima que se dirigiu a Jorge Farias sobre a falta de merenda e outros problemas na educação em Ananindeua. Lima afirmou que há apenas uma escola de tempo integral na cidade, que não está funcionando em plenas condições. Ele afirma que irá construir mais creches e escolas em tempo integral.

Jorge Farias afirma que uma das propostas para a educação no município, além das escolas em tempo integral, é o ensino e história da cultura africana nos colégios.

Jorge foi o último a perguntar no bloco e questionou Beto sobre educação. O candidato do Psol afirmou que quer lutar para valorizar os trabalhadores da educação, além de construir creches para mães trabalhadoras e criticou obras de creches que estão paradas em Ananindeua, como no Icuí.

Jorge, na réplica, afirmou que o ideal é construir mais creches próximo à área comercial de Ananindeua e que há investimento do Governo Federal, só falta saber direcionar esses recursos. Beto Andrade, na tréplica, disse que quer dobrar o número de creches, aumentar a educação profissionalizante no município, por exemplo, e melhorar os salários dos professores.

PRIMEIRO BLOCO

O primeiro a perguntar foi o candidato Jefferson Lima (PMDB), que questionou o atual prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, sobre a saúde pública. Pioneiro afirmou que há diversas UPAs no município de Ananindeua em bairros como no Distrito Industrial e na Cidade Nova, atendendo as necessidades da população. Jefferson afirma que a gestão de Pioneiro recebeu aproximadamente R$ 450 milhões de verbas para a saúde, mas as condições dos hospitais ainda são de abandono.

O segundo foi o candidato Beto Andrade (PSOL), que questionou Manoel Pioneiro sobre a segurança pública no município. Pioneiro falou que estão sendo construídas UIPPs em pontos de Ananindeua como no Icuí e um novo posto no bairro de Águas Lindas. Já Beto Andrade rebateu, ressaltando que o município é considerado, atualmente, o município mais violento do Estado do Pará.

Beto Andrade diz que irá trabalhar a segurança pública por meio de oportunidade para os jovens e também com ampliação das guardas municipais. Pioneiro afirmou, na tréplica, que a gestão está fazendo ações para combater a criminalidade, como a ampliação das UIPPs,

O terceiro a questionar foi o candidato Jorge Farias para o candidato Jefferson Lima sobre as condições sobre obras e infraestrutura na cidade de Ananindeua. Jefferson criticou a gestão de Pioneiro, afirmando que Ananindeua e que precisa uma gestão eficiente, que acabe com as “panelas” políticas e que esteja “nas ruas”, ouvindo as necessidades do povo.

O quarto a perguntar foi o candidato Coronel Neil que questionou o candidato Jefferson Lima sobre a situação política da vice-candidata à Prefeitura de Lima. Jefferson rebateu, afirmando, que a vice-candidata do coronel é a esposa do candidato Éder Mauro, questionando como ela estaria se candidatando a um posto em Ananindeua, sendo que Éder Mauro tem o título de eleitor em Belém.

A última pergunta do bloco foi feita por Pioneiro ao Coronel Neil sobre saneamento básico e infraestrutura na cidade. Neil falou sobre fortalecimento das comunidades de Ananindeua com políticas públicas como ampliação das ruas asfaltadas e aumento nas obras de macrodrenagem.

Pioneiro afirma que o coronel Neil “desconhece” a realidade de Ananindeua, já que, por exemplo, o asfaltamento da Cidade Nova teria sido feita, supostamente, há 20 anos durante a gestão dele. Neil rebateu afirmando que Pioneiro está publicitando uma cidade irreal, já que o município tem uma das piores situações de saneamento do Estado.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias