plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Café Fotográfico traz trabalho de Éder Oliveira

A próxima edição do Café Fotográfico, que recebe o artista visual Éder Oliveira, trará O bate-papo “Retrato e Identidade” na próxima quarta-feira (28) às 19h, no casarão sede da Fotoativa. Segundo Éder, a fala se dará em torno do processo de criação e co

A próxima edição do Café Fotográfico, que recebe o artista visual Éder Oliveira, trará O bate-papo “Retrato e Identidade” na próxima quarta-feira (28) às 19h, no casarão sede da Fotoativa.

Segundo Éder, a fala se dará em torno do processo de criação e como ele se constrói ao longo do trabalho.

A conversa abordará a escolha da fotografia/retrato como um ponto de partida para representar a identidade de um indivíduo, mas também de um coletivo, e como isso se desdobra em pintura e outros suportes como a própria cidade, causando um afastamento entre o sujeito retratado e a obra artística.

Sob coordenação de Irene Almeida, o Café Fotográfico recebe mensalmente artistas e pesquisadores para refletir sobre a produção e veiculação da imagem a partir de relatos de experiências e apresentações de pesquisas no campo das artes e áreas afins.

Éder Oliveira

Trabalha e vive em Belém. Licenciado em Educação Artística – Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará, é Pintor por ofício e desde 2004 se dedica sobre a identidade cultural através do retrato, tendo como objeto principal o homem amazônico.

Trabalhando em diversos suportes como óleos sobre tela, intervenções, e site-specifics, com esse tema realizou as exposições Você é a Seta (Periscópio Arte Contemporânea – MG, 2016), Páginas Vermelhas (Blau Projects – SP, 2015) e Alistamento (Sesc Boulevard – Belém, 2015), além de participar de diversas Mostras, entre elas: 31ª Bienal de Artes de São Paulo (Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 2014) e suas itinerâncias em Campinas (Sesc Campinas, 2015) e Museu de Serralves (Porto – Portugal, 2015), “Pororoca: A Amazônia no MAR” (Museu de Arte do Rio – MAR, 2014), “Amazônia, Ciclos de Modernidade” (CCBB Rio de Janeiro e Brasília, 2012), “O Triunfo do Contemporâneo” (Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MAC, Porto Alegre, 2012). Como bolsas e premiações, destacam-se o Lingener Kunstpreis 2016 (Lingen – Alemanha), Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição (2015), Prêmio SEIVA Projetos Artísticos (Fundação Cultural do Pará, 2015), Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais (2014), Prêmio SIM de Artes Visuais do Sistema Integrado de Museus (2008) e o 2º Grande Prêmio do Salão Arte Pará (2007), possui trabalhos em acervo de instituições como Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Museu Casa das Onze Janelas e Museu da Universidade Federal do Pará.

SERVIÇO

Café Fotográfico com Éder Oliveira

com o título “Retrato e Identidade”

nesta quarta-feira, 28 setembro 2016, às 19h

no casarão sede da Fotoativa

Praça das Mercês, 19 – Centro Histórico de Belém

Entrada Franca

Realização: Fotoativa e Sesc Boulevard

(Com informações da Fotoativa)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias