plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Já está na hora de trocar o seu tênis?

Quando trocar o tênis de corrida? É difícil aposentar o companheiro de chuva, sol escaldante, poeira, fumaça e outros desafios, mas os tênis têm um limite de uso e precisa ser aposentado, sim!É importante trocar o tênis de corrida para prevenir dores nas

Quando trocar o tênis de corrida? É difícil aposentar o companheiro de chuva, sol escaldante, poeira, fumaça e outros desafios, mas os tênis têm um limite de uso e precisa ser aposentado, sim!

É importante trocar o tênis de corrida para prevenir dores nas pernas e lesões, pois a degradação do amortecimento, a absorção de impacto, estabilidade e elasticidade são reduzidas conforme o tempo de uso.

Condições climáticas e ambientais as quais o tênis foi submetido (água, sol, temperatura) também contribuem para a degradação.

Os tênis ainda não tem um indicador mágico que mostre qual é a hora de trocá-lo. A maioria dos fabricantes indica que o sapato pode ser usado entre 600 a 700 quilômetros em corridas. No entanto o uso casual do tênis no dia a dia pode comprometer a proteção para o atleta.

Seria bem bacana se os APP’s para corrida tivessem uma opção para incluir o tênis que foi usado nos treinos ou corridas, eles também poderiam incluir um alarme avisando ao atleta que a vida útil do tênis está chegando ao fim.


Desgaste
O que provoca?

As características individuais do atleta, como peso, frequência de uso, além do tipo de treino executado e a textura do piso do local onde você faz exercícios ou caminha. Essas são apenas algumas das variáveis que podem contribuir na vida útil do seu par de tênis.

Quando trocar?
Quilometragem

Não existe uma média exata que garanta a hora certa de trocar o tênis. O cálculo médio orientado por ortopedistas é de trocar os calçados após percorrer de 600 a 800 quilômetros, o que, para um atleta que se exercita com frequência, pode durar seis meses.

Olho clínico

Pisada

Com a dificuldade para medir a quilometragem percorrida com seu par de tênis, observe o desgaste do tecido e do solado. Para quem não tem pisada neutra, o solado pode desgastar mais de um lado, fazendo com que você pise de forma errada. O tênis precisa manter a pisada conforme ele foi feito. Se ele perde a forma pronada, supinada ou neutra, de acordo com a sua fabricação, é que houve o desgaste e é hora de trocá-lo.

Desapego

A hora certa de praticar o desapego varia de pessoa para pessoa. Um mesmo modelo pode durar muito tempo nos pés de alguém magro e que caminha pouco, enquanto pode ter a vida útil reduzida em uma pessoa mais pesada.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias