plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ananindeua recebe novo centro judiciário

Dando continuidade às ações necessárias para a expansão dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania no Estado (Cejusc), o Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA) instalou anteontem (23) mais uma unidade do Cejusc. A nova unidade fica em Ananin

Dando continuidade às ações necessárias para a expansão dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania no Estado (Cejusc), o Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA) instalou anteontem (23) mais uma unidade do Cejusc. A nova unidade fica em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, e foi implantada em parceria com a Escola Superior Madre Celeste (Esmac).

Esta é a sétima unidade instalada no Estado, sendo que 3 funcionam na Comarca de Belém e as demais nas Comarcas de Paragominas, Parauapebas e Santarém. A solenidade contou com a presença de diversos desembargadores, que participaram representando o judiciário paraense, além da diretora geral da Esmac, Nilse Pinheiro, e de professores e alunos da universidade.

De acordo com a desembargadora Dahil Paraense, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que coordena o trabalho nas unidades do Cejusc no Pará, o convênio aproxima a justiça da sociedade, assim como contribui para a formação dos alunos da faculdade, na medida em que estimula o exercício da cultura da paz para os futuros advogados.



“O advogado atual deve conhecer também essa ferramenta que utiliza a negociação por meio do diálogo como forma de encontrar uma solução para o conflito existente, como é o caso da mediação e a conciliação, a fim de atenderem as novas demandas da sociedade e do próprio Poder Judiciário”, explicou a desembargadora Dahil.

CONFLITOS

A instalação dos centros faz parte de uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses que tramitam no Poder Judiciário, visando diminuir o número de processos. A diretriz do Nupemec é solucionar conflitos por meio do diálogo para que não se transformem em demandas judiciais e diminuam a quantidade de processos julgados.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias