plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Dr. Bactéria ensinar a cuidar bem da saúde

Conhecido por suas aparições na televisão, o biomédico Roberto Figueiredo, o famoso “Dr. Bactéria”, ganhou popularidade ao ensinar de forma simples e divertida como se livrar das bactérias, dos lugares mais improváveis até aqueles que realmente dão dor de

Conhecido por suas aparições na televisão, o biomédico Roberto Figueiredo, o famoso “Dr. Bactéria”, ganhou popularidade ao ensinar de forma simples e divertida como se livrar das bactérias, dos lugares mais improváveis até aqueles que realmente dão dor de cabeça a qualquer pessoa.

De acordo com o Dr. Bactéria - que esteve recentemente em Belém esta semana para o lançamento da franquia Ecohidro, empresa de higienização -, a primeira preocupação deve ser mesmo com a água que é ingerida, pois muitas doenças estão relacionadas a ela. Basicamente, perdemos cerca de 2,5 litros de água por dia, quantidade que precisa ser reposta com qualidade potável. “Para isto, a água deve estar livre de contaminantes, sejam micro-organismos ou agentes químicos ou físicos”. E completa: “Para se manter a qualidade da água é preciso, inicialmente, cuidar da qualidade dos poços e dos reservatórios”.

Apesar de hoje existirem milhares de produtos que oferecem nos livrar das bactérias e ter sempre uma água limpinha, o médico aponta uma solução caseira: a clássica adição da água sanitária. Mas esta deve ser “nova, inodora, dentro do prazo de validade e contendo 2 a 2,5 % de cloro”, orienta. Deve-se adicionar duas gotas para cada litro de água e esperar de 20 a 30 minutos antes de ingerir. A água tem que estar livre de impurezas visíveis.

Entre os equívocos mais comuns que as pessoas cometem ao pensar em “proteção contra bactérias”, cita o biomédico, é a ideia de associar gosto e qualidade. “Bactérias que provocam doenças não alteram o sabor ou o aspecto da água”, alerta. Outro erro costuma estar na adição de cloro, para mais ou para menos, assim como a demora na higienização dos reservatórios, que deve ocorrer no mínimo duas vezes ao ano.

Dicas

Sempre tem alguns objetos e partes da casa que dão dor de cabeça para todo mundo. E para alguns deles, o Dr. Bactéria apresenta suas famosas soluções caseiras.

Pia da cozinha: borrife a região com uma mistura de 500 ml de água com uma colher de sopa de água sanitária todas as noites.

Sobras de comida: nunca guarde panela com comida na geladeira. Independente do material, ela pode contaminar os alimentos. Para armazenar sobras, use sempre potes de vidro com tampa.

Teclado do computador: vire o teclado de cabeça para baixo e dê leves batidinhas para remover o grosso da sujeira. Em seguida, use um secador de cabelos, com vento frio, para remover os resquícios de pó. Umedeça de leve um pano com água embebida em quatro gotas de detergente e passe no aparelho.

Moscas: você pode usar um repelente caseiro: um limão cortado ao meio com cravos espetados. É só deixar no ambiente.

Tela do celular: em qualquer casa de materiais eletrônicos é possível encontrar álcool isopropílico. Depois é só passá-lo sobre a tela com um pano, uma vez por semana. Só não confunda com o álcool etílico, pois esse danifica a tela. Outra opção são os lenços umedecidos para bebê, que podem ser passados com a mesma frequência.

(Laís Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias