plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Candidatos discutem Belém no 1° debate na TV

O primeiro debate dos candidatos que disputam a Prefeitura de Belém nas eleições deste ano foi promovido pela RBATV, na noite de ontem. Nos estúdios da emissora, o jornalista Mauro Bonna mediou, por cerca de 2 horas, perguntas, respostas e considerações d

O primeiro debate dos candidatos que disputam a Prefeitura de Belém nas eleições deste ano foi promovido pela RBATV, na noite de ontem. Nos estúdios da emissora, o jornalista Mauro Bonna mediou, por cerca de 2 horas, perguntas, respostas e considerações dos 7 candidatos mais bem colocados que disputam o cargo de gestor da capital.



Com o programa marcado para iniciar às 22h10, a primeira candidata a chegar foi a jornalista Úrsula Vidal (Rede), por volta das 20h50. Carlos Maneschy (PMDB) chegou 10 minutos depois. Os candidatos Éder Mauro (PSD) e Regina Barata (PT) chegaram no mesmo momento, às 21h15. Após 10 minutos, foi a vez de Edmilson Rodrigues (PSol) e Lélio Costa (PC do B). Candidato à reeleição, Zenaldo Coutinho foi o último a comparecer ao prédio do Grupo RBA. O trânsito na avenida Almirante Barroso, no trecho em frente à emissora, ficou congestionado desde o início da noite, quando militantes de partidos se concentraram para ver o programa, em dois telões instalados na frente do prédio da RBA. Com bandeiras, carros-de-som e fogos de artifício, os grupos assistiram ao debate.

Militantes acompanharam o debate do lado de fora. (Foto: Jader Paes/Diário do Pará)

OPORTUNIDADE

O diretor-geral do Grupo RBA, Camilo Centeno, destacou a oportunidade de o eleitor definir o voto. “Os candidatos se apresentam como eles são. Momento importante para se avaliar quem tem a melhor proposta, convicção e quem está mais bem preparado”, declarou Centeno.

Segundo ele, o debate não sofreu nenhuma alteração, apenas nas exigências que a legislação impôs. Por isso, as regras estabelecidas pela emissora foram livres e aprovadas à unanimidade pelos candidatos. “A RBA renova a tradição que vem desde 1990 e sai sempre na frente, ao promover o debate em canal aberto”, destacou Centeno.

AVALIAÇÃO

O debate teve momentos de embates e polêmicas. Durante o programa, todos tiveram pontos positivos e negativos, dependendo do assunto em questão. Experiência como gestor, tranquilidade diante das câmeras, saber articular suas ideias e até humor foram alguns dos fatores que destacaram a atuação dos candidatos à Prefeitura de Belém. Confira abaixo uma breve avaliação do desempenho de cada concorrente ao cargo de prefeito da capital.

POLÊMICAS, DISPUTAS E... POKÉMON

O clima no estúdio começou tenso. Atual prefeito de Belém, o candidato Zenaldo Coutinho (PSDB) ficou todo o programa na defensiva. Ao ser questionado, era irônico com os demais candidatos, apresentava um sorriso forçado e não respondia às perguntas.

Edmilson Rodrigues (PSol) referiu-se aos três “S” da campanha passada de Zenaldo (Saúde, Segurança e Saneamento) como “S” de sofrimento. E os outros candidatos também acusaram o atual prefeito de não cumprir suas promessas.

Um dos momentos descontraídos do debate foi quando Lélio Costa (PCdoB) disse que desafiava “o maior caçador de Pokémon de Belém a encontrar o ‘S’ de Saneamento na administração de Zenaldo”. Sem preocupação em se defender, Úrsula Vidal (Rede), Lélio Costa e Carlos Maneschy (PMDB) fizeram perguntas, uns aos outros, sobre propostas e usando réplicas e tréplicas para criticar a atual administração. Firme e seguro, Maneschy apresentou boas propostas e demonstrou tranquilidade. Já Regina Barata (PT) parecia nervosa e só demonstrava espontaneidade quando se referia a eleitores que ela afirmava encontrar em suas suas caminhadas matinais.

No prédio da emissora, os assessores dos candidatos foram divididos em salas separadas e só tinham acesso ao estúdio nos intervalos quando aproveitavam para passar informações aos candidatos. No fim, o clima foi de confraternização.

(Michelle Daniel, Luiz Flávio e Rita Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias