Notícias / Pará

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Fotógrafo expõe sua visão do Círio em mostra

Segunda-Feira, 19/09/2016, 10:34:41 - Atualizado em 19/09/2016, 10:34:41 Ver comentário(s) A- A+

Fotógrafo expõe sua visão do Círio em mostra (Foto: Pina/Divulgação)
O fótografo busca interpretar o sentimento de devoção a Nossa Senhora (Foto: Pina/Divulgação)

O olhar do fotógrafo Fábio Pina sobre as procissões do Círio de Nazaré e o que acontece no entorno delas está nas imagens da exposição “Fragmentos”, que ele abre hoje no Espaço Cultural do Tribunal de Justiça do Pará.

O título escolhido para a mostra não é à toa, mas tenta captar a diversidade inerente às manifestações do Círio. “Nunca vai ser possível captar todos os aspectos da procissão. Cada um enxerga e interpreta o que acontece na programação de um jeito muito particular”, explica Pina.

É a segunda vez que o fotógrafo faz uma exposição sobre o tema (em 2008, ele fez a mostra “Santa Luz”), que ele ainda espera revisitar. Atuando como profissional desde 1998, Fábio Pina vem registrando o Círio há vários anos e sempre se surpreende. “Quando menino, não entendia o que estava acontecendo. Não conseguia compreender o motivo daquela multidão fazer aquilo. Cheguei a ir na corda quando já estava mais velho. Mas foi como fotógrafo que fiquei mais comovido, pois deixei de procurar o meu entendimento e busquei entender a razão dos outros. Busquei captar a gratidão e a esperança naquele sacrifício todo. A sensação é sempre de como fosse a
primeira vez”, diz.

VISITE

"Fragmentos" - Fotografias de Fábio Pina sobre o Círio de Nazaré
Quando: 19 a 30 de setembro
Onde: Prédio sede do TJPA (av. Almirante Barroso, próximo a Dr. Freitas)

Quando: 2 a 4 de outubro
Onde: Fórum Cível (Largo de São João - Cidade Velha)

Hora: 8h às 14h
Quanto: de graça

(Diário do Pará)

Leia também:

Comentários