plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Telégrafo: bairro dos artistas e do caos

Estamos entregues às baratas”. Foi com essa frase que Luiz Guilherme Silva, 54, resumiu a sua opinião a respeito da atual realidade do Telégrafo. Um dos mais tradicionais bairros de Belém ainda hoje abriga, em uma de suas principais ruas – a Avenida Senad

Estamos entregues às baratas”. Foi com essa frase que Luiz Guilherme Silva, 54, resumiu a sua opinião a respeito da atual realidade do Telégrafo. Um dos mais tradicionais bairros de Belém ainda hoje abriga, em uma de suas principais ruas – a Avenida Senador Lemos, um prédio antigo onde funciona o Mercado Municipal São João do Bruno e, mais adiante, permanece em atividade a Feira da Farinha, num conjunto de barracas de madeira.

Luiz exerce a profissão naquela avenida, mas se entristece ao constatar que a rotina daquele comércio sofre com a escalada da violência e queda nas vendas. Um binário implantado há 8 anos, envolvendo as avenidas Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral, é apontado como causa da queda na movimentação do setor, visto que várias linhas de ônibus sofreram alterações nos itinerários e, hoje, não trafegam mais por aquela via. A situação também obriga os moradores a andarem mais para pegar alguns ônibus que deixaram de trafegar pela Senador Lemos, onde se concentra a área comercial.

INSEGURANÇA

A falta de segurança também atrapalha o Telégrafo. Os feirantes do bairro são obrigados a encerrar suas atividades, no máximo, às 13h, devido ao risco de assaltos. As avenidas Pedro Álvares Cabral e Senador Lemos, desde a passagem das Flores até a ponte do Galo são consideradas áreas críticas para assaltos a ônibus, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Pará.

Vizinhança tem moradores ilustres

O cantor e compositor paraense Kim Marques é um dos que fazem a fama do “Bairro dos Artistas”. Morador da passagem Vila Isabel há 26 anos, apesar de reclamar melhorias no sistema de iluminação pública, se diz feliz no bairro, onde mora com a família. “Em qualquer lugar do bairro, se você perguntar onde o Kim mora, todos saberão dizer”, comenta sobre o fato de ser muito conhecido e querido pela vizinhança toda.“Quando cheguei aqui, vi que o meu vizinho era o mestre Hélio, banjo do Verequete. Aqui conheci Fernando Gogó de Ouro e o sambista Neno”, ressalta, sobre os ilustres vizinhos.

Curiosidades

Telégrafo Sem Fio

Faz fronteira com os bairros do Umarizal, Pedreira, Barreiro e Sacramenta;

Recebeu este nome após um telégrafo sem fio ser instalado no bairro;

É conhecido como o Bairro dos Artistas, por ter a escola de samba A Grande Família e moradores músicos.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias