plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Saiba como comprar a casa própria de forma segura

Coseguir realizar o sonho da casa própria ainda está muito distante da realidade de muitos brasileiros. Para os poupadores, porém, o momento atual está propício para encarar o processo de compra da própria casa. Parece ironia, já que o País enfrenta uma d

Coseguir realizar o sonho da casa própria ainda está muito distante da realidade de muitos brasileiros. Para os poupadores, porém, o momento atual está propício para encarar o processo de compra da própria casa. Parece ironia, já que o País enfrenta uma de suas maiores dificuldades financeiras. Mas, segundo o corretor de imóveis Paulo Sérgio Souza, foi justamente esse motivo que implicou em uma diminuição na procura de imóveis e o que provocou, por outro lado, uma ampliação da oferta do número de imóveis.

De acordo com Paulo Souza, o atual momento é favorável tanto para o financiamento quanto para compra à vista. O fator decisivo está no bolso do cliente. “Hoje, se consegue comprar um imóvel de construtoras no preço de 2 anos atrás. Isso ocorre porque está havendo uma oferta maior do que a procura, fruto do aumento do desemprego no País”, explica o corretor. Mas, atenção: é preciso conhecer todas as etapas desse processo e se municiar de informações sobre profissionais que possam ajudar durante as demais fases de compra e venda de uma residência. Sem esse auxílio, isto pode gerar uma grande dor de cabeça para o cliente.

SE POUPAR...

O cliente, entretanto, sempre encontrará uma oportunidade mais tranquila de pagamento caso tenha poupado pelo menos 20% do valor do imóvel, já que o limite de financiamento disponibilizado pelos bancos, no geral, é o teto de até 80%. “Além disso, o cliente deve também ter pelo menos uma quantia de R$ 10 mil para as despesas de cartório, que são o registro do imóvel e o pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos)”, informa Souza. É equivoco pensar que é melhor esperar pela diminuição da taxa de juros, - um dos maiores empecilhos para a efetivação da compra de uma moradia-, pois, mesmo que isso ocorra, o proprietário do imóvel acaba compensando essa queda de juros com um aumento no valor
do estabelecimento.

No processo de financiamento, ocorre uma triagem no banco. Neste caso, é feita uma varredura sobre o poder de pagamento do cliente. O valor pago em aluguel de uma residência não é empecilho para o financiamento. Mas, o empréstimo sim. O importante é que o montante das dívidas não comprometa 30% da renda do cliente. Então, o essencial é o planejamento para ter a casa própria.

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias