plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Aprenda a proteger seu celular e evitar problemas

É só deslizar os dedos na tela do celular na direção do que se quer e pronto: o usuário realiza qualquer tipo de operação desejada na plataforma virtual. Quem utiliza smartphones tem acesso a um universo ampliado de possibilidades, seja para o carregament

É só deslizar os dedos na tela do celular na direção do que se quer e pronto: o usuário realiza qualquer tipo de operação desejada na plataforma virtual. Quem utiliza smartphones tem acesso a um universo ampliado de possibilidades, seja para o carregamento de imagens em alta definição, seja para procedimentos mais complexos, que antes só podiam ser feitos através do uso de computadores.

No entanto, é preciso ter cuidado para armazenar todo o conteúdo que se deseja, em decorrência da insegurança a que estamos expostos até mesmo diante de um celular. Para proteger as informações contidas no aparelho, o primeiro passo é conhecer o sistema operacional, que possibilita a operação do dispositivo e é semelhante ao sistema Windows de um computador comum.



Os celulares mais comuns atualmente rodam em IOS (da Apple) ou no Android (do Google). Esses sistemas, segundo o especialista em segurança, o professor Roberto Samarone, possuem opções para localização remota do celular, chamada de rastreamento. “Essa opção possibilita que, em caso de roubo ou furto do telefone, o usuário possa localizar seu celular. No entanto, esse rastreamento depende que seu aparelho esteja conectado à Internet”, ressalta.

APARELHO CONECTADO

Para garantir o salvamento de imagens, o ideal é o serviço de backup de dados através do armazenamento em nuvem, segundo aponta Roberto. A autônoma Solange Tavares, 40 anos, não fez isso e perdeu tudo que estava em seu aparelho. “Quando o celular foi levado, tinha fotos da minha família e foi isso com o que mais me preocupei. Como eu tinha guardado a nota fiscal, consegui bloquear o aparelho, mas não tive como recuperar as fotos e a agenda do celular”, lembra a mulher que teve o celular furtado dentro de um ônibus.

O especialista adverte, no entanto, que para que o serviço de backup de dados funcione adequadamente, é preciso que o celular esteja habilitado e conectado à internet. “Dessa forma, dados como fotos, também são gravadas em servidores remotos disponibilizados pelas empresas que desenvolvem os sistemas para esses dispositivos, o que pode ser realizado, inclusive, através de páginas Web disponibilizadas pelas empresas que oferecem o sistema operacional”.

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias