plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

População sofre com obra inacabada do BRT

Apesar de ter sido “inaugurado” como experimental em 1º de julho passado e de ser usado nas propagadas para reeleição do atual prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB), o Sistema BRT (Bus Rapid Transit) permanece inacabada e sem uma perspectiva de pleno funcionam

Apesar de ter sido “inaugurado” como experimental em 1º de julho passado e de ser usado nas propagadas para reeleição do atual prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB), o Sistema BRT (Bus Rapid Transit) permanece inacabada e sem uma perspectiva de pleno funcionamento. Muitas partes ainda estão em construção e em outras sequer há sinal de obra, a exemplo do trecho situado em frente a um shopping center até a avenida Independência

Nem mesmo o Terminal de Integração do Mangueirão, ponto de partida dos ônibus do sistema, foi concluído. Na manhã do último sábado (3), era possível observar operários trabalhando na área de embarque e desembarque. Um funcionário da empresa responsável pela obra, que não quis se identificar, informou que ainda falta muito para a conclusão dos trabalhos ali, como serviços na estrutura de ferro da cobertura e o próprio telhado. Mesmo assim, a Prefeitura de Belém já anunciou que, a partir de hoje (5), será iniciada a integração entre 3 linhas de ônibus comuns e os do BRT, que operam no trecho que vai do Terminal Mangueirão até o fim da avenida Almirante Barroso.

Na Almirante, o retrato de uma obra inacabada. (Foto: Fernando Araújo/Diário do Pará)

Até neste perímetro, a obra ainda não foi finalizada. Operários trabalham durante o dia e a noite para erguer estações como a da travessa Perebebuí e em frente ao Bosque, causando uma impressão de que tudo está sendo feito apressadamente.

Lixo e buracos no trajeto da Augusto Montenegro. (Foto: Fernando Araújo/Diário do Pará)

MUDANÇAS

Para a população que depende do transporte público, resta apenas esperar, já que não há como prever quando o sistema BRT estará funcionando na sua totalidade e, assim, atender a real necessidade da população. Na Augusto Montenegro, há parada de ônibus que muda de local todos os dias. Na manhã de sábado (3), havia passageiros aguardando pelo transporte em pleno canteiro central da avenida, debaixo de sol forte.

Nas calçadas, há tubulações expostas. A situação é incômoda aos olhos do eletricista Edivaldo Pereira, 60. Usuário do transporte coletivo, ele diz que, como operário, avalia a obra como mal feita. “O acabamento foi feito na correria. Tem até ferro na área da ciclovia. Isso se chama ‘pedindo voto’”, critica.

Só resta encarar a poeira de uma obra sem fim. (Foto: Fernando Araújo/Diário do Pará)

RESPOSTA

Em nota, a Prefeitura de Belém informa que o horário de funcionamento dos ônibus do BRT é das 8h às 17h. Para justificar a demora na implantação do sistema, a Prefeitura diz que “a integração entre as linhas de ônibus está ocorrendo de forma gradual, para familiarizar a população antes da adesão completa aos serviços”, e que o trânsito na Augusto Montenegro voltará ao normal quando as obras naquele trecho forem concluídas.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias