plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

PMs pedem saída de secretário de Segurança

Apenas em 2016, 16 militares foram assassinados no Estado do Pará. Outros 10 foram feridos a tiros. A violência está cada vez pior, tanto para a população quanto para aqueles que trabalham na segurança pública. Insatisfeita com essa realidade, a Associaçã

Apenas em 2016, 16 militares foram assassinados no Estado do Pará. Outros 10 foram feridos a tiros. A violência está cada vez pior, tanto para a população quanto para aqueles que trabalham na segurança pública. Insatisfeita com essa realidade, a Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar (ACSPMBMPA) participou de uma reunião na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), na tarde de ontem, para tratar sobre as constantes mortes de policiais militares.

“Vamos pedir uma proteção maior, pois cada vez mais nossos policiais estão morrendo”, detalhou o subtenente Serra, da associação, pouco antes do início da reunião. No encontro, a categoria pediu o afastamento do secretário de Segurança Pública do Estado, Jeannot Jansen. “Vamos pedir o afastamento dele, pois não está fazendo nada”, afirmou. Jansen participou da reunião onde associações ligadas aos militares pediram sua saída da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), mas o pedido foi tido como não viável, no momento, pelas autoridades presentes no encontro.

Também participaram da reunião o comandante-geral da Polícia Militar, cel. Roberto Campos; entre outros representantes dos Bombeiros e da Justiça Militar; o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda (DEM), e representantes de associações e entidades ligadas aos militares.

SILÊNCIO

A reportagem do DIÁRIO procurou a assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Segurança Pública para comentar as reivindicações feitas durante a reunião, sobretudo o pedido de substituição do titular da pasta, por parte dos militares, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Substituição de Jeannot Janses, da Segup, foi reivindicada pelos policiais. (Foto: Mauro Ângelo/Arquivo)

PAUTA

A criação de um plano habitacional para policiais militares e a criação de uma força-tarefa emergencial para atuar na Segurança do Estado, nas próximas duas semanas, foram deliberadas na reunião, na Alepa. Hoje, um novo encontro deve discutir o assunto.

PROJETOS DE LEI DEVEM BENEFICIAR 7 MIL POLICIAIS MILITARES

A reunião também abordou outros temas, como projetos de lei e a atuação dos policiais. (Foto: Wagner Almeida/Arquivo)

Durante a sessão ordinária de ontem da Assembleia Legislativa, três Projetos de Lei que devem beneficiar cerca de 7 mil policiais militares foram aprovados, todos referentes às reivindicações aceitas pelo Governo do Estado para que fosse encerrada a greve da PM de 2014. Para ter validade, as leis ainda precisam ser sancionadas pelo governador do Estado, Simão Jatene (PSDB).

Os projetos garantem auxílio-fardamento duas vezes ao ano para sargentos e subtenentes; “esticam” a idade-limite de aposentadoria de 51 para 59 anos e dispõem sobre a promoção de oficiais. O deputado estadual Tércio Nogueira (PROS), que é policial militar, reforçou que as aprovações são conquistas da categoria. O parlamentar citou, ainda, que houve muita “pressão”, tanto por parte dele, como parlamentar, pela Alepa, quanto dos policiais, para que as reivindicações de 2 anos atrásse concretizassem.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias