plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
_

Obra de Tarantino é tema do Centro de Estudos

A programação deste mês do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) terá como tema “O Cinema de Quentin Tarantino”. O cineasta americano de 53 anos, que estreou na direção com a produção independente “Cães de Aluguel” (1992) para logo em seguida apresenta

A programação deste mês do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) terá como tema “O Cinema de Quentin Tarantino”. O cineasta americano de 53 anos, que estreou na direção com a produção independente “Cães de Aluguel” (1992) para logo em seguida apresentar um de seus maiores sucessos, “Pulp Fiction - Tempo de Violência” (1994), terá seu trabalho debatido junto ao público pelos críticos de cinema Marco Antônio Moreira e Arnaldo Parado Jr., hoje, às 18h30, na Casa das Artes da Fundação Cultural do Pará.

“O Quentin Tarantino é um diretor que dispensa exibição e é um diretor polêmico, por isso escolhemos tratar não só sua obra, mas questões que podem ser abordadas a partir dele. Podemos refletir questões estéticas, de roteiro, mas também onde sua obra está inserida, a questão da violência que se tornou espetáculo nos dias de hoje – que ele faz, mas nem por isso deixa de ser um bom diretor”, adianta Marco Antônio, coordenador do CEC.
Em sua curta carreira como cineasta – Tarantino tem apenas 23 anos em atividade – seus filmes sempre foram marcados por sua habilidade em mesclar humor e violência. Tanto que seus filmes mais violentos são nesta mesma ordem os mais famosos, começando por “Pulp Fiction”, que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar, como Melhor Diretor. É conhecido também por sempre fazer uma ponta como ator em seus próprios filmes e por assinar roteiros de clássicos de Hollywood, como “Amor à Queima-Roupa” (1993).

Para o programador do Cine Estação, Augusto Pacheco, Tarantino é um dos cineastas de maior visibilidade do cinema contemporâneo. “O que discordo é que seja considerado um cineasta autoral”, afirma. “Quem conhece filmes de Hong Kong da década de 1970, violentíssimos, e que raramente chegam ao circuito comercial, pode identificar em várias das suas obras, não uma cópia, mas uma influência muito forte, uma série de clichês que não é assumida pelo Quentin”, completa.

Ainda assim, Augusto Pacheco e Marco Antônio reconhecem que o diretor tem seus méritos do ponto de vista da estética cinematográfica. O destaque seria o filme “Jackie Brown” (1997), adaptação de um famoso livro do escritor americano Elmore Leonard. “Acho ele um filme superimportante, com influência do movimento cinematográfico blaxploitation [filmes realizados e protagonizados por negros, com foco no público negro norte-americano], dos anos 1970. É o melhor filme dele”, considera Augusto.

Entre os trabalhos mais próximos de uma produção autoral, ele destaca o trabalho mais recente de Tarantino, o longa “Os Oito Odiados” (2015). “Ele foi muito feliz nessa questão de fazer um filme que traz o western americano [filme de faroeste] para uma visão mais atual. Você nota que há uma pretensão autoral.”, considera o programador.

O MELHOR DA FILMOGRAFIA DE TARANTINO

“CÃES DE ALUGUEL” (1992)
Ele trabalhou como ator, diretor e roteirista.
Joe Cabot (Lawrence Tierney), um experiente criminoso, reuniu seis bandidos para um grande roubo de diamantes, mas estes seis homens não sabem nada um sobre os outros.

“PULP FICTION - TEMPO DE VIOLÊNCIA” (1995)
Ele trabalhou como ator, diretor e roteirista.
Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são dois assassinos profissionais que trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (Ving Rhames), um poderosos gângster.

Veja o trailer:

KILL BILL - VOLUME 1 E 2 (2003 E 2004)
Ele trabalhou como diretor, produtor e roteirista.
Após ser traída por Bill (David Carradine) e seu antigo grupo, a Noiva Assassina (Uma Thurman) fica à beira da morte por 4 anos. Quando desperta do coma, ela vai atrás de cada um dos seus antigos companheiros para matá-los.

“BASTARDOS INGLÓRIOS” (2009)
Trabalhou como ator, diretor e roteirista.
Durante a 2ª Guerra Mundial, a França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães.

“DJANGO LIVRE” (2013)
Ele trabalhou como ator, diretor e roteirista.
Django (Jamie Foxx) é um escravo cujo passado brutal leva ao encontro do caçador de recompensas Dr. King Schultz (Christoph Waltz), que o compra com a promessa de libertá-lo quando tiverem capturado os irmãos assassinos Brittle.

Confira:


“OS OITO ODIADOS” (2016)
Ele trabalhou como diretor e roteirista.
O carrasco John Ruth (Kurt Russell) está transportando a prisioneira Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh) e, no caminho, aceita transportar o caçador de recompensas Marquis Warren (Samuel L. Jackson), que está de olho em outro tesouro.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias