plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Dilma diz que só teme a morte da democracia

A presidente afastada Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (29), ao abrir seu depoimento no Senado durante o julgamento do impeachment, que pode sentir na boca o gosto amargo da injustiça, mas que resiste por ser acusada "injusta e arbitrariamente", s

A presidente afastada Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (29), ao abrir seu depoimento no Senado durante o julgamento do impeachment, que pode sentir na boca o gosto amargo da injustiça, mas que resiste por ser acusada "injusta e arbitrariamente", sem ter cometido qualquer crime de responsabilidade

Em seu último depoimento antes da votação final do processo de impedimento, Dilma destacou que estão na mesa pretextos para realizar um "golpe", com a eleição indireta de um governo que a presidente afastada classificou como usurpador e que revelou desprezo pelo programa escolhido e aprovado pelo povo em 2014.

"Não luto pelo meu mandato por vaidade ou por apego ao poder... Luto pela democracia, pela verdade e pela justiça", afirmou. "Não é legítimo, como querem meus acusadores, afastar o chefe de Estado e de governo por não concordarem com o conjunto da obra. Quem afasta o presidente pelo conjunto da obra é o povo, e só o povo, pelas eleições".

Dilma se emociona

Com a voz embargada, Dilma afirmou que o que está em jogo no processo de impeachment não é apenas seu mandato, mas o respeito às urnas e às conquistas dos últimos 13 anos, além da autoestima dos brasileiros que resistiram aos ataques dos pessimistas.

"Estamos a um passo da consumação de uma grave ruptura institucional", afirmou. "Estamos a um passo da concretização de um verdadeiro golpe de Estado".

A presidente afastada voltou a se emocionar ao falar das torturas que sofreu durante a ditadura e a superação do câncer. "Hoje, só temo a morte da democracia", garantiu.

Ao final de seu pronunciamento inicial, Dilma disse que respeita seus julgadores e que “não nutre rancores por aquele que votarão pela minha destituição”.

"Peço que façam justiça a uma presidente honesta, que jamais cometeu ato ilegal na vida pública e particular", afirmou antes de encerrar, pedindo que os senadores "votem pela democracia.

O depoimento de Dilma foi acompanhado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por ex-ministros de seu governo, além de convidados como o cantor e compositor Chico Buarque.

Estratégias no interrogatório

O interrogatório de Dilma é um dos pontos altos do julgamento. Da mesma forma que a petista passou as últimas horas se preparando para o depoimento em reuniões no Alvorada com conselheiros, senadores da base do presidente interino Michel Temer também prepararam uma estratégia para hoje. A ideia é construir um discurso combativo, sem, no entanto, vitimizar Dilma.

Afastada desde maio, Dilma é acusada de crime de responsabilidade por atrasos de repasses do Tesouro Nacional ao Banco do Brasil no âmbito do Plano Safra e pela edição de decretos com créditos suplementares sem autorização do Congresso.

A defesa da petista tem reiterado que os repasses não constituem operação de crédito, o que seria vedado pela legislação, e que não há ato doloso da presidente que configure um crime de responsabilidade.

(Com informações da Band)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias