plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Para o Diário, o futuro é agora!

Tudo começou no dia 22 de agosto de 1982, uma segunda-feira: a 1ª edição do DIÁRIO DO PARÁ circulou pelas ruas de Belém. Era a realização do sonho de levar para a população um jornal combativo e desafiador às dificuldades ainda impostas pelo então regime

Tudo começou no dia 22 de agosto de 1982, uma segunda-feira: a 1ª edição do DIÁRIO DO PARÁ circulou pelas ruas de Belém. Era a realização do sonho de levar para a população um jornal combativo e desafiador às dificuldades ainda impostas pelo então regime militar, ao qual o jornalista Laércio Wilson Barbalho, fundador do jornal, era feroz opositor. No dia 17 de agosto do mesmo ano, circulava nas ruas uma edição experimental do DIÁRIO - o número zero -, que serviu para os ajustes necessários e definição de um modelo que durou 2 anos. A edição que marca a data oficial de aniversário chegou à casa dos paraenses 5 dias depois, com a entrevista do desembargador Nelson Amorim, então presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ao repórter Francisco Alencar.

A manchete “Eleição Limpa” foi a 1ª de muitas dadas pelo DIÁRIO desde então e revela o nascimento de um jornal sob o signo da luta em duas frentes: a política, comprometido com a redemocratização do Brasil; e a jornalística, sendo inovador na forma e no conteúdo. Especialistas da época acreditavam que, logo após a campanha para o Governo do Estado que elegeu Jader Barbalho, em 1982, o DIÁRIO desapareceria. Quebrando todas as previsões negativas, o jornal manteve-se sempre firme ao compromisso do 1º editorial: “Chegamos para ficar...”.

Confira a matéria completa na edição especial do DIÁRIO deste domingo (28).

(Luiz Flávio)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias