plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Horário eleitoral gratuito começa nesta sexta

O horário eleitoral gratuito do primeiro turno terá início a partir das 5h desta sexta-feira (26), quando poderão ser veiculadas as inserções, e vai até o dia 29 de setembro. Com a mudança na lei eleitoral, em 2015, a propaganda gratuita agora durará 35 d

O horário eleitoral gratuito do primeiro turno terá início a partir das 5h desta sexta-feira (26), quando poderão ser veiculadas as inserções, e vai até o dia 29 de setembro. Com a mudança na lei eleitoral, em 2015, a propaganda gratuita agora durará 35 dias, dez a menos do que no passado. Também não há mais blocos para candidatos a vereador, somente para prefeito.

Os blocos serão transmitidos em dois períodos diários de 10 minutos cada, de segunda-feira a sábado, somente para candidatos a prefeito. No rádio, acontecerão de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10. Na TV, de 13h às 13h10 e de 20h30 às 20h40.

TEMPO POR COLIGAÇÃO

O empresário Doria, candidato pela primeira vez e desconhecido do público, é o que terá mais tempo no bloco e maior número de inserções: são três minutos e seis segundos nos dois blocos diários, e mais 13 minutos e três segundos diários para as inserções.

O espaço de cada candidato é definido com base na representatividade da bancada de sua coligação na Câmara, que define 90% do tempo -o restante é dividido igualitariamente entre os partidos. No caso de Doria, sua coligação Acelera São Paulo é formada por PSDB, DEM, PP, PPS, PV, PMB, PHS, PSL, PTdoB, PRP e PSB.

Em seguida, vem o prefeito e candidato à reeleição Fernando Haddad (PT), com a coligação Mais São Paulo, que inclui PT, PR, PDT, PCdoB e PROS, com dois minutos e 35 segundo de bloco, somados a dez minutos e 54 segundos de inserção.

Depois está a candidata do PMDB, Marta Suplicy, com um minuto e 57 segundos de tempo nos blocos, e oito minutos e 13 segundos de inserção. O PMDB está coligado com o PSD.
Celso Russomanno, do PRB, contará com um minuto e 12 segundos, além de cinco minutos e quatro segundos de inserções. Elas só podem durar 30 ou 60 segundos -portanto, o candidato terá direito a cinco inserções de um minuto, ou dez de 30 segundos. Os quatro segundos restantes são somados, até que se alcance 30 segundos, quando se ganha uma nova inserção.

Ao longo do horário eleitoral do primeiro turno, Doria terá direito a 914 inserções; Haddad a 763; Marta a 575 e Russomanno a 354.

O candidato do Solidariedade, Major Olímpio, contará com 21 segundos no bloco de horário eleitoral, e um minuto e 32 segundos de inserções diárias.Já a deputada federal Luiza Erundina, candidata pelo PSOL e terceira colocada na mais recente pesquisa Datafolha, com 10% de intenção de voto, aparece com apenas dez segundos de tempo no bloco e 45 segundos de inserções. Ela terá direito a 53 inserções durante o período do horário eleitoral do primeiro turno.

Ricardo Young, da Rede, terá nove segundos no bloco e 41 segundos de inserções. Por último vêm Levy Fidelix (PRTB), com seis segundos e 27 segundos de inserção, e Altino Prazeres (PSTU) e Henrique Áreas (PCO), com cinco segundos cada no bloco e 22 segundos de inserção diária.Na prática, os três últimos candidatos não terão inserções diárias, uma vez que não atingem a marca dos 30 segundos necessários.

INSERÇÕES

As inserções serão de 30 a 60 segundos, somando 70 minutos diários, veiculadas entre 5h e meia-noite, todos os dias. Do total, 42 minutos serão dedicados aos candidatos a prefeito e 28 minutos a candidatos a vereador. O horário eleitoral do segundo turno começará no dia 15 de outubro e vai até o dia 28 do mesmo mês.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias