plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Volta de prefeito afastado gera protesto

O retorno do prefeito do município de Magalhães Barata, Raimundo Faro Bittencourt (PSDB), à administração municipal após seis meses de afastamento, por suspeita de improbidade pública administrativa, gerou descontentamento entre os moradores. Na tarde da

O retorno do prefeito do município de Magalhães Barata, Raimundo Faro Bittencourt (PSDB), à administração municipal após seis meses de afastamento, por suspeita de improbidade pública administrativa, gerou descontentamento entre os moradores. Na tarde da última segunda-feira (22), dezenas de populares, funcionários públicos e estudantes se manifestaram contra a volta do prefeito, que ocorreu no dia 17 deste mês. A insatisfação é grande devido às mazelas deixadas pela atual gestão, que está há 12 anos no poder.

Com cartazes e uma faixa preta, a população demonstrava repúdio pela situação política da cidade, cujo prefeito é suspeito de envolvimento em diversos crimes. “Não dá para aceitar os desmandos desse senhor, que tem uma ficha criminal extensa. Queremos que de fato a Justiça venha se pronunciar em resposta à população que sofre nas mãos de um homem que só maltrata o povo de várias formas”, desabafou Silva, funcionário público que prefere se identificar apenas com o sobrenome. Os moradores seguiram em manifestação da Praça Manoel de Sena, localizada na avenida Cuiarana, até em frente à Câmara Municipal de Magalhães Barata, no centro da cidade.

IMPROBIDADE

O prefeito Raimundo Faro, 50 anos, também conhecido como “Bujaru” – por ter nascido no município homônimo –, foi afastado da prefeitura no dia 17 de fevereiro deste ano, após operações deflagradas pelo Ministério Público do Estado e Polícia Federal, por meio da Controladoria Geral da União (CGU), que cumpriu mandados de busca e apreensão para investigar suposta improbidade administrativa em diversos municípios do Pará. Na época, o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Raimundo Marques, também foi afastado suspeito de envolvimento no esquema de fraudes de licitações. Mesmo com o afastamento, Faro já lançou a candidatura à reeleição deste ano.

No dia em que o afastamento de Raimundo Faro completou seis meses, houve uma invasão no prédio da Secretaria Municipal de Educação. No registro policial feito pela então secretária de Educação, Silvia Egídia Macedo Ferreira, ela afirmou que, ao tomar conhecimento da busca pelas chaves do prédio feita pelo prefeito na casa de parentes dela, foi até a secretaria e se deparou com pessoas estranhas, que já estavam dentro do prédio após terem arrombado o cadeado do portão lateral e mexendo nos computadores.

VEREADOR NÃO FAZ COMENTÁRIOS

Por telefone, a reportagem tentou falar com Daniel de Almeida, presidente da Câmara Municipal de Magalhães Barata, mas ele não quis comentar o assunto. “Somente com a assessoria jurídica da casa”, disse. O DIÁRIO também buscou posicionamento da prefeitura, mas não conseguiu.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias