plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Economize no presente dos pais

Quem está em busca de um presente para entregar no Dia dos Pais, no próximo domingo (14), já sentiu que os preços aumentaram em comparação ao ano passado. “Agora, só dá para comprar uma lembrancinha”, atesta a comissária de bordo Waléria Nava, 37 anos. De

Quem está em busca de um presente para entregar no Dia dos Pais, no próximo domingo (14), já sentiu que os preços aumentaram em comparação ao ano passado. “Agora, só dá para comprar uma lembrancinha”, atesta a comissária de bordo Waléria Nava, 37 anos. Desse modo, para muitos, presentear os papais em tempos de crise econômica virou um desafio. Por isso, é preciso ter planejamento e atenção para conseguir o feito sem se endividar.

A economista da DSOP Educação Financeira, Patrícia Godoy, orienta que é preciso saber o quanto se pode gastar e não extrapolar esse limite. “Muitas vezes, é melhor comprar algo mais racional do que fazer uma aquisição que não cabe no orçamento”, afirma. Foi no que pensou Waléria. Junto com o filho Felipe, de 9 meses, ela comprou camisetas personalizadas para dar ao pai e marido. “Pesquisei bastante para achar a lembrança mais em conta, mas que representasse algo especial”, justifica.

Segundo Godoy, essa pesquisa de preços continua sendo a maior saída nesse processo. “Quando você começa a pesquisar, se depara com promoções e ofertas também”, diz. Nesse momento, a economista ressalta que é importante verificar se as promoções valem a pena, para não se deixar levar pelo impulso. Além disso, ela destaca que é importante dar preferência para compras à vista. “Evite parcelar, mas, se necessário, procure saber até quando poderá se comprometer, para não ficar endividado depois”, fala.

OPÇÕES BARATAS

Outra sugestão que Godoy faz é o próprio filho produzir a lembrança, para economizar e, ao mesmo tempo, dar mais valor sentimental ao presente. “Você pode fazer um belo porta-retrato, um porta-controle ou mesmo uma almofada”, indica. Patrícia Baranove, 47 anos, advogada, pensou nessa perspectiva na hora de montar o presente ao marido e acabou fazendo um kit com porta-retrato e uma colagem de fotos da família. “Os preços estão muito altos. Então, a gente tem de ser criativo”, diz.

Mais uma alternativa para o presente não pesar no bolso é fazer a compra em conjunto com outros familiares, juntando irmãos, por exemplo.

“Assim, você pode comprar algo que agrade o pai e ajudar muito no orçamento de todos”, assinala. Se, mesmo assim, o preço do produto desejado continuar muito alto, a saída é comprar algo mais em conta agora e deixar para comprar esse presente depois, para o Natal ou para o próximo Dia dos Pais. “Posteriormente, pode checar no comércio ou no site para ver os melhores presentes com bastante antecedência”, diz a economista.

(Alice Martins Morais/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias