plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

5.677 paraenses foram infectados pelo Aedes

O Pará registrou 5.344 casos de dengue, 163 de zika e 170 de febre chikungunya entre 1° de janeiro e 8 de agosto deste ano, de acordo com o 11º Informe Epidemiológico de 2016, emitido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), sobre as ocorrência

O Pará registrou 5.344 casos de dengue, 163 de zika e 170 de febre chikungunya entre 1° de janeiro e 8 de agosto deste ano, de acordo com o 11º Informe Epidemiológico de 2016, emitido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), sobre as ocorrências confirmadas das 3 doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Belém lidera o ranking de ocorrências de dengue entre as cidades do Estado, com 517 casos confirmados. Depois aparece Dom Eliseu, com 423, Alenquer (421), Itaituba (406), Oriximiná (297), Marabá (276), Pacajá (219) e Tucuruí (215). Em todo o Estado não houve registro de mortes por nenhuma das 3 doenças em 2016.

Os vírus da dengue, chikungunya e zika são transmitidos pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti, e provocam sintomas parecidos, como febre e dores musculares. Mas as doenças têm gravidades diferentes, sendo a dengue a mais perigosa, pois pode ser provocada por 4 sorotipos diferentes do vírus, causando febre repentina, dores musculares, falta de ar e indisposição.

SINTOMAS

A forma mais grave da doença é caracterizada por hemorragias e pode levar à morte. O chikungunya caracteriza-se principalmente pelas intensas dores nas articulações. Os sintomas duram entre 10 e 15 dias, mas as dores articulares podem permanecer por meses, e até anos. Complicações sérias e morte são muito raras. Já a febre por zika apresenta sintomas que se limitam a, no máximo, 7 dias. Este ano não há registro de mortes provocadas pela doença no Pará. Já o zika vírus afetou 42 pessoas no Estado, no ano passado. Neste ano, até o momento, 163 ocorrências foram confirmadas pelo Instituto Evandro Chagas (IEC). O tratamento para a zika é apenas de suporte e correção de sequelas.

(Com informações da Sespa)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias