plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

PM fala sobre curso contra manifestações

Um curso específico ofertado pela Polícia Militar (PM) para coibir movimentos sociais em manifestações vem causando polêmica nas redes sociais nos últimos dias. A atividade, chamada de "I Curso de Intervenções estratégicas em movimentos sociais", provoco

Um curso específico ofertado pela Polícia Militar (PM) para coibir movimentos sociais em manifestações vem causando polêmica nas redes sociais nos últimos dias.

A atividade, chamada de "I Curso de Intervenções estratégicas em movimentos sociais", provocou incômodo em muitas pessoas por apontar um possível excesso de preocupação com protestos, em detrimento de outros problemas maiores e mais constantes no estado, como tráfico de drogas, assaltos a ônibus e outros tipos de crimes.

Na postagem que circula pela internet é possível ver o objetivo do curso e também outros detalhes sobre as inscrições. Há 90 vagas ofertadas e as inscrições estão previstas para começar no dia 1º de setembro. Veja:

Imagem: Reprodução/ Facebook

Segundo a autora do post, o curso seria "Mais uma ação política no caminho da consolidação do estado de exceção no país. No Pará, a terra, a droga, a madeira da floresta, tudo isso é motivo para uma violenta criminalidade. E a Polícia Militar organiza curso para intervir 'estrategicamente' contra movimentos sociais? Credo! Precisamos denunciar isso", enfatizou.

Por outro lado, a ação pode ser considerada uma forma de aperfeiçoar os militares para agirem de modo menos agressivo e mais estratégico durante manifestações e, assim, evitar casos de agressões ou mesmo outros atos de violência.

RESPOSTA DA PM

Em nota, a Polícia Militar (PM) informou que neste primeiro semestre somente o Comando de Missoes Especiais (CME) realizou os cursos de Motopatrulhamento Tático, de Polícia Montada, Curso de ROTAM, Curso de Policiamento com Cães e Curso de Operações Químicas.

Já sobre o Curso de Intervenção em Movimento Sociais, também a ser realizado no CME, a PM informou que a atividade "segue as diretrizes da corporação em capacitar e especializar o policial militar, com escopo de qualificá-lo às novas exigências da sociedade, dentro do contexto do Estado Democrático de Direito, de modo a primar pela defesa dos Direitos Humanos e Uso Seletivo da Força, além de respeito à diversidade e pluralidade nos mais variados aspectos, estabelecendo normas e padrões a serem obedecidos por todos os envolvidos no desenvolvimento do Curso de IEMS, a ser realizado pelo Batalhão de Policia de Choque", sediado em Belém.

O curso visa então, segundo a nota, "atender as necessidades da corporação em relação às ocorrências envolvendo os diversos tipo de movimentos sociais verificados na atualidade, de modo a implementar ações estratégicas pautadas no ordenamento jurídico vigente, nos aspectos sociais, financeiros, políticos, ambientais, culturais e históricos", que resultariam então em novos modelos de atuações operacionais muito mais humanizadas, de modo que as ações policiais sejam consideradas cada vez menos traumáticas do ponto de vista social, aumentando a eficiência e diminuindo as ações empíricas, ou impensadas, baseadas em velhos costumes.

Por fim, a nota do militares informa ainda que "o corpo docente do curso será composto por Oficiais e Praças da PMPA, Coirmãs convidadas, e outras instituições de ensino, com qualificação específica, vindo assim a consolidar as diversas etapas do processo de ensino-aprendizagem".

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias