plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Taxistas celebram São Cristóvão

Imagem do santo foi levada por motoeistas até Ananindeua. (Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará) Reconhecido pela igreja católica como o protetor dos motoristas, São Cristóvão foi homenageado ontem em Belém. A celebração iniciou às 8h com uma missa realiz

Imagem do santo foi levada por motoeistas até Ananindeua. (Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará)

Reconhecido pela igreja católica como o protetor dos motoristas, São Cristóvão foi homenageado ontem em Belém. A celebração iniciou às 8h com uma missa realizada no Santuário de Fátima. Logo após, às 9h, houve a saída da 103º romaria pelo dia do santo, que reuniu cerca de 100 veículos. Os carros percorreram várias ruas da capital até chegar ao Sindicato dos Taxistas, no conjunto Guajará, em Ananindeua.

Lá, foi oferecido um almoço aos participantes e a imagem de São Cristóvão permaneceu durante todo o restante do dia naquele local. Para os fiéis, é um momento de agradecer ao protetor e de renovação da fé. Coordenador da festividade há 15 anos, o diretor do Sindicato dos Taxistas de Belém, Francisco Neto, 47, ressaltou que, para os taxistas e condutores que estão no dia a dia enfrentando os perigos do trânsito, é de grande importância manter a tradição. “Viemos pedir a São Cristóvão para proteger essa categoria que sai de casa, mas não sabe se volta”, reforça.

O motorista de ônibus aposentado Cristóvão Aguiar, 59, tem São Cristóvão como santo de devoção. Curiosamente ele foi batizado com este nome porque nasceu no dia em que se celebra o santo. Por isso, faz questão de, todos os anos, levar sua carteira de motorista e a chave de seu veículo para receber essa bênção. “É um dia de muita satisfação completar mais um ano de vida e continuar sendo protegido por ele”, diz.

São Cristóvão recebeu este nome por ter carregado o menino Jesus nos ombros durante a travessia de um rio. E por isso é considerado o padroeiro dos motoristas, condutores e viajantes. Sua imagem representa exatamente esse momento: o menino Jesus em seus ombros e o cajado na mão.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias