plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Evento destaca leite do Marajó

Uma mostra do melhoramento genético dos búfalos regionais para leite e corte estará presente no 1º Marajó Bufalos. A ação ocorre de 25 a 30 de julho, na fazenda Paraíso, no Retiro Grande, em Cachoeira do Ararí, ilha do Marajó. Retornando à tradição das fe

Uma mostra do melhoramento genético dos búfalos regionais para leite e corte estará presente no 1º Marajó Bufalos. A ação ocorre de 25 a 30 de julho, na fazenda Paraíso, no Retiro Grande, em Cachoeira do Ararí, ilha do Marajó. Retornando à tradição das feiras agropecuárias no arquipélago, o evento agrega difusão tecnológica com palestras e cursos, curral de negócios e vai premiar as melhores búfalas leiteiras e os famosos queijos da ilha.

Cerca de 200 animais de 22 propriedades de vários municípios de todo o Marajó participarão da programação, que deve reunir um público aproximado de 500 pessoas durante os 6 dias, conforme explica João Rocha, vice-presidente da Associação Paraense de Criadores de Búfalo (APCB).

Segundo ele, o Marajó Bufalos será uma vitrine dos avanços alcançados pelos produtores locais na genética dos animais e boas práticas de manejo, revelando a competitividade produtiva da região. Ao mesmo tempo, promoverá o intercâmbio e formação entre os diversos atores da cadeia produtiva local e nacional. “A pecuária bubalina de leite e corte tem forte participação na economia local”, destaca Rocha.

Produtores aprenderão boas práticas de manejo do leite. (Foto: Ronaldo Rosa)

VALOR

A semana focará ainda na pesquisa e transferência de tecnologias, afirma Ribamar Marques, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental e membro da comissão organizadora do evento. “Há cerca de 30 anos a Embrapa atua na região junto aos produtores e será um momento de mostrar os resultados dessa parceria e novos projetos”, afirma. Para Ribamar, a pecuária bubalina no Marajó só tem a crescer cada vez mais.

Ele considera que, hoje, os produtores sabem que é possível produzir com quantidade e qualidade. O pesquisador cita como exemplo a produção de leite para criação do queijo. “Várias queijarias locais já possuem autorização para comercialização em todo estado”, lembra.

“É um produto competitivo, que agrega valor ao leite produzido na ilha e movimenta toda a economia local”. Há 15 queijarias inscritas para disputar o título de melhor queijo, no 1º Concurso APCB/Fazenda Paraíso de Queijo do Marajó. A premiação ocorrerá no dia 30 e será aberta ao público.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias