plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Brasil toma 13% de todo o café mundial

A Organização Internacional do Café (OIC) diz que o Brasil consome 13% de todo o café produzido no mundo. O País também teve um crescimento no consumo em 2015 de 1,3%, em relação a 2014. O consumo interno da bebida foi de 20,5 milhões de sacas de 60 kg so

A Organização Internacional do Café (OIC) diz que o Brasil consome 13% de todo o café produzido no mundo. O País também teve um crescimento no consumo em 2015 de 1,3%, em relação a 2014. O consumo interno da bebida foi de 20,5 milhões de sacas de 60 kg somente em um ano. A ingestão por pessoa chega a 5 kg do produto a cada ano. Só os norte-americanos consomem mais o líquido que os brasileiros: nos EUA, a população bebeu o equivalente a 22 milhões de sacas. Os números fazem parte do relatório sobre o mercado de café feito pela OIC.

A OIC tem sede na cidade de Londres, na Inglaterra. O relatório analisa ainda as taxas de crescimento do consumo mundial na Ásia e Oceania, América do Norte, Europa, América do Sul, América Central e África. Na Ásia e Oceania, a OIC destaca que ocorreu o crescimento mais expressivo de consumo de café nos últimos anos a uma taxa média de 5,2%, superior à média global de 2%. Esse crescimento ocorreu em países produtores, como Indonésia, Vietnã e Índia, e em países importadores, como Turquia e Japão.

PRODUÇÃO
Os estados de Rondônia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Goiás são responsáveis por 98,65% da produção nacional de café. Outros estados produtores respondem por 1,35% da safra, como Acre, Ceará Mato Grosso do Sul e o Pará, que produz cerca de 200 mil toneladas da bebida por ano, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Assim, com relação ao consumo mundial de café, a OIC conclui que nos quatro últimos anos o crescimento do consumo representou um acréscimo de 8,7 milhões de sacas e que há indicações de potencial expressivo para continuar crescendo no futuro.

O documento destaca ainda a expressiva recuperação dos preços do café no mês de junho, correlacionando esse fato à oscilação do real que valorizou em relação ao dólar norte-americano, além de efeitos climáticos ocorridos na safra brasileira em algumas regiões.

HISTÓRIA

BELÉM: CIDADE PIONEIRA
Curiosamente, o primeiro registro de plantio do café no Brasil foi em Belém, em 1727, trazido da Guiana Francesa para o Brasil pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta. Já naquela época, o café possuía grande valor comercial. No século XIX, a bebida foi a grande riqueza brasileira, acelerando o desenvolvimento do Brasil e o inserindo no comércio internacional.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias