plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Aumenta número de endividados no Pará

Um levantamento divulgado na última semana, pelo serviço de informações para empresas e consumidores Serasa Experian, mostrou que o número de inadimplentes caiu pela primeira vez no Brasil desde 2014. De acordo com a pesquisa, aproximadamente 1,3 milhão d

Um levantamento divulgado na última semana, pelo serviço de informações para empresas e consumidores Serasa Experian, mostrou que o número de inadimplentes caiu pela primeira vez no Brasil desde 2014. De acordo com a pesquisa, aproximadamente 1,3 milhão de pessoas quitaram as dívidas de abril para maio deste ano. Entretanto, o Pará vai na contramão dessa demanda. Segundo estudo do Serasa, houve um aumento de 5,9% no número de endividados no estado desde março de 2015.

No total, 2 milhões e 155 mil pessoas têm dívidas acumuladas. “O aumento é ligado diretamente à taxa de juros e aumento da inflação no país, além de outros fatores como o desemprego”, explica Mustafar Morhy, vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

O vice-presidente da CDL diz que são vários os motivos que levam o indivíduo a chegar a essa situação. “O principal é a falta de controle do orçamento. O consumidor excede o uso do crédito e depois não tem como pagar. Vira uma bola de neve”, diz. Morhy acrescenta que fatos como a queda da renda familiar, imprevistos de saúde e aumento do custo de vida também são motivos que levam a pessoa a perder o controle das finanças.

DESPESAS

Foi o que aconteceu com Maiara da Silva, 20 anos, vendedora de roupas autônoma, que enfrenta uma situação financeira difícil desde um acidente com o carro da família, há 2 meses. “Depois que veio esse gasto muito grande com o carro, precisamos pegar dinheiro emprestado”, lembra. Somente o valor pago todo mês com juros já é muito elevado, então as demais contas estão todas atrasadas.

Já a assistente comercial Márcia Gonçalves, 46, sofreu com o aumento das despesas de casa e não consegue pagar a conta do cartão de crédito há 3 meses. “Eu tentei negociar com o banco logo no início, mas eles recusaram. Agora, querem chegar a um acordo, mas só pelo valor da multa, aumentou muito o preço”, reclama.

SERASA

O Serasa lançou na semana passada um serviço gratuito de consulta online para verificar se há pendências em seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). É só acessar http://www.serasaconsumidor.com.br/consultar-meu-cpf/ ou baixar o aplicativo “SerasaConsumidor” na Play Store (Android).

(Alice Martins Morais/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias