plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Produtores de gado planejam fundação de associação

Mais alguns passos para a criação da Associação de Criadores do Estado do Pará (Acripará) foram dados na manhã do último sábado (09), em Marabá, sudeste do Estado. Os produtores fizeram uma reunião durante a 30ª Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama),

Mais alguns passos para a criação da Associação de Criadores do Estado do Pará (Acripará) foram dados na manhã do último sábado (09), em Marabá, sudeste do Estado. Os produtores fizeram uma reunião durante a 30ª Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama), com a presença de Francisco Manzi, superintendente da Associação dos Criadores do Mato Grosso (Acrimat), a maior do País.

A criação da associação recebeu apoio dos produtores e dos deputados estaduais Tião Miranda (PTB) e João Chamon (PMDB). Segundo o diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, Maurício Fraga, a associação tem foco em pecuária de corte e servirá para criar projetos para melhorar o setor no Pará. O passo seguinte será a criação de um cronograma para a formação da associação. “Temos pressa, mas temos de fazer um estatuto e, a partir daí, começar a trazer os produtores para dentro da associação”, explica. Outra ação é criar um fundo para financiar os projetos da associação.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), o Estado tem mais de 21 milhões de cabeças de gado, que o coloca no ranking de 4º maior rebanho do País e o maior exportador de boi vivo do Brasil. Das 111 mil propriedades cadastradas, 621 trabalham com a bovinocultura. Apesar dos números, o Estado não possui ainda uma entidade representativa para o setor.

EXEMPLO

A Acrimat, por outro lado, tem 46 anos de existência. É a maior associação do País, com 3.000 membros. É a entidade que representa o país na Aliança Internacional da Carne, já que o País não tem uma associação nacional. Para o superintendente Francisco Manzi, a associação é importante porque luta por assuntos específicos. Nesse caso, exclusivamente a pecuária de corte. “Dessa forma, é possível ter mais força e representatividade”, destaca.

(Jessika Ribeiro/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias