plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Cartão postal da cidade não escapa do descaso

Na Cidade Velha, a história é a mesma. Apesar de localizada em frente ao Polo Joalheiro São José Liberto, um dos pontos turísticos de destaque da capital, a Praça Oswaldo Cruz está esquecida pelo poder público. No centro, está instalada uma placa da prefe

Na Cidade Velha, a história é a mesma. Apesar de localizada em frente ao Polo Joalheiro São José Liberto, um dos pontos turísticos de destaque da capital, a Praça Oswaldo Cruz está esquecida pelo poder público. No centro, está instalada uma placa da prefeitura lembrando o último projeto de revitalização, em 2006.

Mesmo sendo colorida pelas flores vermelhas em arbustos distribuídos pela praça, os brinquedos denunciam o descaso. O que deveriam ser balancinhos, são apenas uma estrutura de madeira envelhecida e com pregos enferrujados; o escorregador está com as laterais velhas e quebradas e o ferro também enferrujado. Algumas partes já estão tomadas pelo mato, pelo lixo e por objetos abandonados.

Ainda na Cidade Velha, está a Praça Veiga Cabral, de pequeno porte mas de grande importância para a comunidade. A grama está alta e o único brinquedo que resta é um escorregador de aspecto envelhecido.

“É a nossa comunidade que ainda dá um jeito na praça, para as crianças terem para onde ir depois da escola”, afirma a comerciante Nilza Maciel, de 68 anos. Segundo ela, antes nem mesmo luz nos postes havia. “Ficou 3 anos assim e só consertaram porque insistimos muito com um candidato a vereador daqui, porque a prefeitura mesmo não faz nada”, diz.

Na Marambaia, o cenário também é crítico. A Praça Tancredo Neves está visivelmente abandonada. O mato tomou conta do espaço e os moradores já usam o espaço para pendurar varais de roupas e jogar lixo. De opções de lazer, sobrou apenas uma estrutura de ferro de um brinquedo de escalar.

“Isso aqui já foi muito bonito. Onde está só mato tinha casinhas para as crianças brincarem e balancinhos, mas há uns 10 anos não vejo nenhuma manutenção”, relata Reginaldo Lima, 41, que vive desde que nasceu em frente à praça. “Dava muitas crianças, o pessoal caminhava e as famílias se encontravam, mas agora há o risco de se machucar, com a calçada quebrada e o mato alto”, lembra.

RESPOSTA

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), afirma que as manutenções nas praças são realizadas periodicamente de acordo com a necessidade. Segundo a nota, na Praça Batista Campos há uma equipe própria para trabalhos de paisagismo, podagem e manutenção do gramado. Nas demais praças são feitas vistorias mensais.

Em relação aos brinquedos, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) esclarece que fará um levantamento dos brinquedos avariados. A Seurb diz ainda que vem realizando construção, reforma e manutenção das praças e logradouros públicos. Ao todo, diz a nota, já foram reformadas e revitalizadas mais de 30 praças, trabalho que, segundo a nota, vai chegar aos locais que ainda não receberam intervenção.

(Alice Martins Morais / Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias