plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Laudo sobre queda de avião sai em 5 meses

O resultado do laudo que investiga o que teria provocado o acidente com um avião monomotor Cessna, prefixo PT-DJH, no último sábado (2), em uma área da Embrapa, no bairro do Curió Utinga, em Belém, deve ser finalizado em até 5 meses, segundo informações r

O resultado do laudo que investiga o que teria provocado o acidente com um avião monomotor Cessna, prefixo PT-DJH, no último sábado (2), em uma área da Embrapa, no bairro do Curió Utinga, em Belém, deve ser finalizado em até 5 meses, segundo informações repassadas pelo Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I). O papel do Seripa é investigar as causas e ajudar a prevenir novas ocorrências.

Quando finalizado, o laudo deve ser encaminhado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão responsável em analisar o material coletado e divulgar os resultados às autoridades que investigam o acidente. De acordo com nota emitida pela assessoria de comunicação da Polícia Civil, só caberá abertura de procedimento criminal pela autoridade policial se o Seripa concluir que a queda da aeronave foi resultado de um ato criminoso.

INVESTIGAÇÕES

Segundo informações do tenente Adônis Lukiamski, do Seripa I, uma comissão já iniciou o trabalho de investigação desde o dia do acidente. Segundo Lukiamski, este trabalho será de levantamento de informações que possam ajudar a entender o que teria causado a queda do monomotor. “Os peritos envolvidos são de várias áreas e poderão ajudar a analisar a causa da queda da aeronave a partir de análises, que vão de questões psicológicas - saúde do piloto e estado da aeronave -, para saber se estava tudo em dia com a documentação e demais condições dela”, afirmou.

No momento da queda do monomotor, muitas pessoas se aglomeraram em volta dos destroços. Muitas delas saíram de suas residências motivadas pela curiosidade. Foi o caso de um mecânico que mora há 25 anos no bairro da Terra Firme, em Belém. Ele, que não quis se identificar, estava no canal da rua Cipriano com a avenida Perimetral e disse ter visto o momento da pane do monomotor. De lá, disse ter escutado um barulho e ligou imediatamente para a própria casa para saber se estava tudo bem. “Logo depois do estrondo, vi o avião entrando em parafuso e cair de bico. Me deu muito medo de imaginar que foi tão próximo de casa”, relata.

O avião decolou no último sábado (2) do Aeroclube do Pará com 5 passageiros - 4 paraquedistas e o comandante. No momento da queda, 4 pessoas estavam na aeronave e morreram no acidente.

O LAUDO

O laudo técnico do Seripa deve sair em 5 meses sobre o acidente áereo, em Belém. Caberá abertura de procedimento criminal pela Polícia Civil, se o Seripa concluir que a queda da aeronave foi resultado de um ato criminoso.

O ACIDENTE

O monomotor, modelo Cessna 182 - PTDJH, decolou no último sábado (02) do Aeroclube do Pará com 5 passageiros - 4 paraquedistas e o comandante da aeronave. No momento da queda, havia 4 pessoas no avião e todas morreram no acidente.

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias