plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

H1N1 matou 21 pessoas no Pará

Entre janeiro e 6 de junho deste ano, foram registradas, no Pará, 21 mortes pelo vírus H1N1, que provoca a gripe A. (veja mais no box ao lado). Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde. Já a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) contabil

Entre janeiro e 6 de junho deste ano, foram registradas, no Pará, 21 mortes pelo vírus H1N1, que provoca a gripe A. (veja mais no box ao lado). Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde. Já a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) contabilizou um número de mortes menor: 18, até o último dia 9.

O Brasil inteiro registrou 5.411 casos de H1N1. Ao todo, 886 pessoas morreram em decorrência desse tipo de gripe no País. No mesmo período do ano passado, foram 19 registros da doença, com duas mortes. No Pará, segundo o Ministério da Saúde, 150 pessoas tiveram a doença este ano. Já a Sespa confirmou 166 casos, até o dia 9 passado.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe imunizou neste ano 49,9 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos de maior risco de complicação pela doença. O público-alvo é formado por crianças de 6 meses até 5 anos incompletos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que tiveram filhos há, no máximo, 45 dias, presos, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

As crianças que tomaram a vacina pela primeira vez este ano devem retornar aos postos de saúde para aplicação da segunda dose até segunda-feira (20). Oficialmente, a campanha de imunização terminou no dia 20 de maio.

VACINA

Porém, o Ministério da Saúde recomendou a continuidade da vacinação aos estados que não atingiram a meta. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de internações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Segundo o ministério, com 2.280 casos, a Região Sudeste concentra o maior número de registros de H1N1, dos quais 1.926 apenas em São Paulo.

Os outros estados que notificaram o maior número de infectados foram: Rio Grande do Sul (650 casos); Paraná (568); Goiás (265); Mato Grosso do Sul (180); Pará (150); Rio de Janeiro (141); Espírito Santo (124); Santa Catarina (121) e oDistrito Federal (105).

(Agência Brasil com Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias