plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pedral do Lourenço tem obra autorizada

Ministros da Integração, Helder Barbalho, e dos Transportes, Maurício Quintella, assinaram ontem a ordem de serviço que dá a largada nas obras de derrocagem do Pedral do Lourenço. A primeira fase será a de estudos técnicos e ambientais, que deve durar até

Ministros da Integração, Helder Barbalho, e dos Transportes, Maurício Quintella, assinaram ontem a ordem de serviço que dá a largada nas obras de derrocagem do Pedral do Lourenço. A primeira fase será a de estudos técnicos e ambientais, que deve durar até 2 anos. No terceiro ano, começam as obras físicas, que devem se estender por 36 meses.

A obra, uma luta antiga da população do Pará, consiste na eliminação da barreira natural de rochas do leito do Rio Tocantins. A abertura de um canal de navegação, permitirá a circulação de embarcações no trecho que compreende aproximadamente 500 quilômetros entre Marabá e Vila do Conde, no município de Barcarena, durante o ano todo, sobretudo no período de águas mais rasas.

Ao término das obras, a navegação de carga será beneficiada, garantindo o desenvolvimento econômico da região. Entre os benefícios esperados está a construção da Aços Laminados do Pará (Alpa), uma usina siderúrgica prevista no plano estratégico da Vale e que deve permitir a verticalização da produção das riquezas minerais do Pará em solo do Estado.

VANTAGENS

Adicionalmente, a derrocagem vai consolidar o Pará como a mais nova e competitiva rota logística para escoar os grãos de produtores do Norte e Centro-Oeste do País. Com as obras, a região do sudeste paraense passa a ter também um novo caminho de escoamento de produção, com a interligação da hidrovia aos modais rodoviário e ferroviário, em um importante complexo logístico.

“Vamos garantir navegabilidade do Rio Tocantins e com isso uma repercussão extraordinária na economia da região, gerando emprego e renda para nossa população”, afirma o ministro Helder Barbalho.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias