plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Jefferson Lima está bem à frente de Pioneiro

Num Segundo Turno, Jefferson Lima teria uma vantagem de 13% Moradores de Ananindeua indicam que o apresentador de TV tem 30,3% dos votos, contra 23,3% do atual prefeito da cidade. Num eventual segundo turno, Jefferson também sairia vencedor, com quase m

Num Segundo Turno, Jefferson Lima teria uma vantagem de 13% Moradores de Ananindeua indicam que o apresentador de TV tem 30,3% dos votos, contra 23,3% do atual prefeito da cidade. Num eventual segundo turno, Jefferson também sairia vencedor, com quase metade dos votos. (Foto: Bruno Carachesti/Arquivo)

Faltando pouco mais de 100 dias para as eleições municipais deste ano, a população de Ananindeua - o segundo maior município do Pará - já demonstra ter escolhido seu próximo prefeito. Se as eleições municipais fossem hoje, o apresentador de TV Jefferson Lima seria o grande vencedor.

É o que mostra a pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisa (veja box à direita). De acordo com o estudo, na pesquisa estimulada - em que o eleitor recebe os nomes dos candidatos -, 30,3% dos entrevistados declararam intenção de votar em Jefferson, enquanto apenas 23,3% disseram que votariam no atual prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro. Os outros candidatos a prefeito mais votados seriam Coronel Neil (17,7%), Miro Sanova (7,1%) e Eliel Faustino (3,9%).

Se a disputa pela prefeitura fosse para o segundo turno, Jefferson Lima também sairia vitorioso. Nesse cenário, ele teria 47% dos votos, contra 33,9% do atual prefeito. Ou seja, Jefferson seria eleito com larga vantagem, superior a 13%.



SAÚDE E EDUCAÇÃO

Uma das perguntas feitas pelos pesquisadores do instituto Paraná aos eleitores de Ananindeua foi sobre as prioridades que o prefeito deveria ter em sua administração. O item mais citado foi Saúde, mencionado por 38,8% das pessoas entrevistadas. Em seguida, aparece Educação, com 23,6% de citações. Em terceiro lugar, ficou a Segurança Pública, com 19,4%. Esses números são um bom indicador das razões pelas quais Pioneiro não vai bem na pesquisa. Saúde, Educação e Segurança Pública são justamente os três setores dos quais a população de Ananindeua mais reclama, em relação à administração do atual prefeito.

SOBRE A PESQUISA

- Segundo o diretor do instituto Paraná Pesquisa, Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira, para a realização da pesquisa com os eleitores de Ananindeua maiores de 16 anos, foi utilizada uma amostra de 660 eleitores, de acordo com sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica.
- O levantamento dos dados foi feito por meio de entrevistas pessoais, entre os dias 3 e 7 deste mês.
- A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 5ª e 6ª Região, sob o nº 3122/16 e é filiada à Associação Brasileira
de Empresas de Pesquisa, desde 2003.
- De acordo com a Resolução-TSE nº. 23.453/2015, esta pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o nº PA-020027/2016
- O grau de confiança é de 95%, para uma margem estimada de erro de aproximadamente 4% para os resultados gerais.

ELEIÇÕES

- Primeiro Turno: Acontecerá no dia 2 de outubro deste ano.
- Segundo Turno: Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, quando um candidato não tem maioria (50% dos votos mais um), é disputado
o Segundo Turno, que ocorrerá em 30 de outubro.

(Luiza Mello/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias