plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Concursados fazem protesto contra Pioneiro

Aprovados no concurso público da Prefeitura Municipal de Ananindeua (PMA) para cargos de professor, Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Controle de Endemias (ACE), denunciaram, aos vereadores da Câmara Municipal de Ananindeua, que ainda não fora

Aprovados no concurso público da Prefeitura Municipal de Ananindeua (PMA) para cargos de professor, Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Controle de Endemias (ACE), denunciaram, aos vereadores da Câmara Municipal de Ananindeua, que ainda não foram nomeados. Enquanto isso, segundo eles, o prefeito Manoel Pioneiro está contratando e renovando contratos de servidores temporários.

Segurando cartazes de protesto, os manifestantes pediam que os vereadores pressionassem o prefeito a chamar os aprovados no concurso, cujo resultado foi divulgado em 17 de dezembro de 2015. Segundo João Paulo, aprovado para o cargo de ACE, a Prefeitura deu prazo de 30 dias para iniciar as nomeações. No entanto, na segunda-feira (6), publicou, no Diário Oficial de do Município, renovações de contratos temporários. “Para nossa surpresa ontem (anteontem) saíram mais 20 renovações de contratos”, falou João.

Ele também aguarda nomeação para o concurso de 2012 da Prefeitura, para assistente administrativo. O prazo do certame vencerá no próximo mês. Segundo a concursada Neide Fonseca, a Prefeitura havia alegado que não tem dinheiro para chamar os profissionais. Contudo, segundo ela, Pioneiro já renovou o contrato de 720 professores. O grupo de aprovados entrou com uma ação no Ministério Público do Estado (MPPA) para que a Prefeitura seja obrigada a nomear os aprovados. “A administração disse que só poderia chamar 120 professores aprovados. Nós contestamos e provamos que há condições de chamar todos os professores aprovados”, destacou.

VEREADOR

Da tribuna da Câmara, o vereador Helder Junior (PP) defendeu a luta dos candidatos. Para ele, a atitude de Pioneiro em contratar temporários é eleitoreira. “Como as eleições estão chegando e o prefeito está desesperado com os índices de reprovação dele, ele vem fazendo contratações visando alcançar o êxito na reeleição”, destacou. O vereador Ed Wellington Braga (PMDB) também criticou a alegação de falta de dinheiro. “Ao mesmo tempo em que Pioneiro diz que está com dificuldade de nomear os concursados, há pessoas sendo contratadas, recebendo DAS (Direção e Assessoramento Superior)”, disse.

RESPOSTAS

A Secretaria de Saúde de Ananindeua (Sesau) disse, em nota, que não houve contração dos agentes e sim a renovação dos seus contratos. Afirmou, ainda, que a nomeação segue regimento do Ministério da Saúde, que determina que os aprovados precisam passar por treinamento. A Sesau ainda esclareceu que os contratos serão encerrados assim que os aprovados estiverem aptos a assumirem seus cargos. Já a Secretaria Municipal de Educação (Semed) respondeu que começou a chamar os aprovados em março.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias