plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Jatene nomeia defensora casada com sócio do filho

O governador Simão Jatene (PSDB) continua mostrando que não vê limites quando o assunto é beneficiar os seus. A nova defensora pública geral do Estado, Jeniffer de Barros Rodrigues Araújo, nomeada anteontem (30), é esposa de Eduardo Simões Araújo, sócio d

O governador Simão Jatene (PSDB) continua mostrando que não vê limites quando o assunto é beneficiar os seus. A nova defensora pública geral do Estado, Jeniffer de Barros Rodrigues Araújo, nomeada anteontem (30), é esposa de Eduardo Simões Araújo, sócio de Alberto Jatene, que é filho do governador. Beto Jatene, como é conhecido, é empresário dos ramos de postos de combustíveis e casas noturnas.

Última colocada na lista tríplice formada após eleição realizada pela Defensoria Pública, no último dia 13, Jeniffer teve apenas 71 votos. O candidato mais votado no pleito foi José Adaumir Arruda (125 votos). Na 2ª colocação, ficou Marialva Santos (92 votos). Apesar desse resultado, o governador optou por prestigiar a esposa do sócio de seu filho. A nomeação da nova chefe da Defensoria Pública do Estado, em decreto de 25 de maio, foi publicada anteontem (30), no Diário Oficial do Estado (DOE), prazo final para o ato.

Em documentos disponíveis na Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Eduardo Araújo e Beto Jatene são citados como sócios proprietários de pelo menos 3 postos, adquiridos entre 2006 e 2011: o “Auto Posto Verdão Limitada”, no bairro do Marco; o “Posto Umarizal”, no bairro de mesmo nome; e o “Posto Girassol”, no bairro de Castanheira, em Belém.

“A Defensoria Pública possui autonomia financeira. É independente do Judiciário, Executivo e Legislativo, e o governador leva em consideração a relação familiar na hora de nomear”, disse o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, Iran Lima. Também deputado estadual, Lélio Costa (PC do B), classificou como negativa a atitude de Simão Jatene de não respeitar a maioria dos votos na lista tríplice.

Membros da Defensoria Pública estiveram, ontem à tarde, na Assembleia Legislativa, para se reunirem com a mesa diretora, a fim de tentar sensibilizar os deputados para a situação. Eles querem que o governador volte atrás no ato, visto como político, ou que a própria Jeniffer renuncie ao cargo.

Adriano Souto, defensor público que participou desse movimento, lembrou que, no dia da votação, tanto Marialva Santos, a segunda colocada, como Jeniffer, em seus discursos, reconheceram a derrota nas urnas e desejaram ao mais votado, José Adaumir Arruda, uma administração bem-sucedida.

Simão Jatene nomeou a menos votada. (Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará)

“Fomos pegos de surpresa com a nomeação da menos votada, o que nos causou indignação”, afirma Souto, que entende o ato do governador como um desrespeito à supremacia do voto. “Fere, inclusive, os princípios morais da constitucionalidade e impessoalidade que regem a administração pública, ao escolher alguém próximo de sua família”, lamentou.

POSSE

A posse deve ser marcada para a 2ª quinzena de junho. Enquanto isso, o defensor garantiu que os servidores insistirão para que a vontade da maioria seja respeitada. Segundo Souto, o programa de gestão apresentado pela candidata não foi o mais adequado. “Por isso não foi o escolhido pelos defensores. Mantê-lo deve gerar um prejuízo tanto para nós quanto para quem nos procura atrás de atendimento”, ponderou.

O nome de Eduardo Simões Araújo também constava na folha de pagamento, segundo o site da Transparência, como Assessor Especial I, lotado na Casa Civil, em 2014, com um salário mensal de R$ 3 mil. Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 25 de abril passado, o sócio de Alberto Jatene, filho de Simão Jatene, ganhou mais um presente: cargo de Assessor Especial I, desta vez lotado na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Porém, como a nomeação ocorreu há pouco tempo, o seu nome ainda não aparece na última folha de pagamento disponível no site da Transparência.

RESPOSTA

A reportagem procurou a defensora pública Jeniffer de Barros Araújo, por meio da assessoria de comunicação da Defensoria Pública. Porém, foi informada de que ela não daria nenhuma declaração. Jeniffer tem 35 anos. Trabalha no órgão desde 11 de maio de 2007, tendo sido admitida em concurso público dias após se casar com o colega de profissão, Eduardo Araújo, em 20 de abril daquele ano.

Em nota, o Governo do Estado disse que a nomeação de Jeniffer segue princípios legais e análise técnica dos programas de gestão de cada candidato, conforme prevê a legislação.

Beto Jatene já foi alvo de investigação do Ministério Público do Estado. (Foto: divulgação)

ESCÂNDALO DOS POSTOSDE COMBUSTÍVEIS

Alberto Jatene, o Beto, já foi alvo de investigação, por parte do Núcleo de Combate à Improbidade Administrativa e à Corrupção (NCIC), do Ministério Público do Estado (MP-PA). As denúncias, amplamente divulgadas pelo DIÁRIO, são de corrupção envolvendo seus postos de combustíveis no abastecimento de veículos do Estado.

Beto estaria se beneficiando de negócios feitos por suas empresas com o Governo de Simão Jatene, seu pai, acusado de contratar os postos do próprio filho para abastecer veículos oficiais e outras frotas.

(Carolina Menezes/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias