plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Vacina contra pneumonia é gratuita

A pneumonia é a principal causa de internação por doenças infecciosas em todo o mundo. Nas formas mais graves, também pode levar à morte do indivíduo. No ano passado, a doença foi apontada como a causa de 11 milhões de internações e 475 mil mortes no Bras

A pneumonia é a principal causa de internação por doenças infecciosas em todo o mundo. Nas formas mais graves, também pode levar à morte do indivíduo. No ano passado, a doença foi apontada como a causa de 11 milhões de internações e 475 mil mortes no Brasil. Na tentativa de reverter esse quadro, a Sociedade Paraense de Pneumologia e Tisiologia está realizando uma campanha para alertar a população sobre a forma de prevenção mais eficaz contra a doença: a vacina Pneumocócica, que protege contra os 23 sorotipos da bactéria Pneumococo – causador da pneumonia bacteriana.

A imunização é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças a partir dos 2 anos e adultos em qualquer idade. A vacina é destinada, mediante prescrição médica, à pessoas que apresentam doenças crônicas - doença cardíaca, pulmonar, do fígado ou diabetes mellitus, por exemplo -, ou que tenham infecção pelo HIV, câncer, insuficiência renal crônica ou síndrome nefrótica, ou que tenham sido submetidas a transplante de órgãos ou de medula óssea.

Em Belém, a Pneumocócica 23 é disponibilizada para esses grupos em dois hospitais, por meio do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), ligado ao Ministério da Saúde: no Hospital Ophir Loyola e Santa Casa de Misericórdia do Pará (ver box). Coordenadora do Crie no Ophir Loyola, a enfermeira Elizabeth Pantoja explica que também existe a vacina Pneumocócica 10, distribuída nas unidades básicas de saúde e que faz parte do calendário vacinal das crianças.

Já a Pneumocócica 23 deve ser administrada com uma dose e mais um reforço após 5 anos, exceto para idosos a partir dos 60 anos, que fazem uma única dose. Na Crie do Ophir Loyola são ofertadas de 250 a 300 vacinas mensalmente. “Precisamos divulgar porque é uma doença que pode matar e sabemos que existem muitos pacientes que não fazem a vacina”, ressalta a coordenadora.

A DOENÇA

O vice-presidente da Sociedade Paraense de Pneumologia e Tisiologia, o pneumologista José Tadeu Colares, explica que a pneumonia é uma doença infecciosa que pode ser causada por diversos agentes, sendo os mais prevalentes os agentes virais e os bacterianos – neste caso, é transmitida principalmente pela bactéria Pneumococo, a mais comum no mundo.

Segundo Colares, a bactéria já está presente no nosso organismo. Porém, quando ocorre uma baixa de imunidade, ela migra para áreas como os brônquios e pulmões, causando a enfermidade. No entanto, a infecção bacteriana não é transmitida de pessoa para pessoa. “A vacina protege contra a forma grave da doença, pois faz com que a pessoa crie anticorpos contra a bactéria”, reitera o médico. O pneumologista informa ainda que o ideal seria que as pessoas recebessem a imunização da Pneumocócica 13 e depois a 23 para que a proteção fosse mais eficaz.

ONDE SE VACINAR EM BELÉM

- Hospital Ophir Loyola - Travessa 14 de Abril – Avenida Magalhães Barata, número 992, bairro de Nazaré.

- Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) - Rua Oliveira Belo, número 395, bairro do Umarizal.

(Pryscila Soares)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias