plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Icoaraci sofre com odor de indústrias

As estradas do Outeiro e Maracacuera, localizadas no distrito de Icoaraci, em Belém, possuem uma marca registrada nada agradável: o mau cheiro. Quem se aproxima dessas vias logo sente o impacto do odor, por vezes insuportável.  Entre as duas estradas, es

As estradas do Outeiro e Maracacuera, localizadas no distrito de Icoaraci, em Belém, possuem uma marca registrada nada agradável: o mau cheiro. Quem se aproxima dessas vias logo sente o impacto do odor, por vezes insuportável.

Entre as duas estradas, estão localizados dois curtumes – Ideal e Couro do Norte – e uma empresa que produz ração animal à base de pescado – Repar Reciclagem Industrial de Resíduos de Animais. Esta última, principalmente, tem gerado grandes transtornos aos moradores da área, sendo alvo de investigação do Ministério Público do Estado (MPE).

Em 2010, a Promotoria de Meio Ambiente de Icoaraci moveu ação civil pública para investigar as denúncias da população e constatou problemas na empresa Repar. Segundo o órgão, os curtumes estão dentro da legislação. De acordo com a promotora de justiça Sinara Lopes, “a empresa (Repar) tem causado danos ao ambiente com a poluição atmosférica provocada pelos produtos utilizados na decomposição do peixe”. O processo está em fase de reunião de provas e, caso a empresa seja condenada, os moradores atingidos podem receber indenização e a firma pode até ser interditada.

Veja o laudo do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. (Foto: Reprodução)

O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves realizou, em 2014, perícia na Repar e no laudo que o DIÁRIO teve acesso, conclui que a firma “provoca poluição ambiental pela liberação de odores fétidos e desagradáveis na área interna da empresa e na área circunvizinha”, diz o documento.

A perícia ressalta, ainda, que a Repar está situada em uma zona urbana, onde esse tipo de empreendimento não é permitido”. O laudo foi assinado pelos peritos criminais Carlos Alberto Braga e André Luis Sarmento. Em frente à empresa, um conjunto habitacional Minha Casa Minha Vida está em construção, mas lá é quase impossível aguentar o odor.

REPAR

A reportagem procurou pela empresa Repar, localizada na passagem Assucupira, a 100 metros da estrada do Maracacuera, mas não foi atendida. Por telefone, um funcionário identificado como Paulo afirmou que não era autorizado a repassar qualquer informação, e desligou o telefone.

População reclama de alergias e contaminação

Os moradores de Icoaraci também reclamaram do mau cheiro provocado pelos curtumes Couro do Norte e Ideal. A primeira empresa existe há 35 anos e a segunda, há 14. Ambas utilizam 95% de couro de boi e 5% couro de búfalo na produção e afirmam que se mantêm no mercado com as licenças dos órgãos competentes. “O cheiro que incomoda é característico das reações químicas que o couro sofre", diz Agnaldo Lima, sócio proprietário da Ideal.

Mas a população não concorda. É raro encontrar um morador da região, que não se diga incomodado com o odor produzido dos curtumes. Mas o maior problema é, de fato, em relação à empresa Repar, que produz ração animal a base de pescado.

POLUIÇÃO E DOENÇA

A dona de casa Maria Pinheiro, de 40 anos, garante que o mau cheiro e outros problemas são causados pela Repar. “Essas outras (curtumes) não me prejudicam tanto. Dificilmente, o cheiro do couro me incomoda. É a empresa de peixe que contamina tudo”, afirma Maria Pinheiro.

O motorista Ricardo Zani, 54, possui uma oficina de caminhões próximo à Repar. Ele diz estar sofrendo de alergias por todo o corpo, por causa da fábrica de ração. “Essa empresa usa componentes químicos muito fortes para produzir a ração animal. Isso provoca alergias e até mata plantas”, conta.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias