plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Carlos Maneschy se despede da reitoria da UFPA

Carlos Edilson de Almeida Maneschy deixará o cargo de reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) na próxima terça-feira (17). Depois de quase sete anos à frente de uma das maiores instituições de ensino e pesquisa da Amazônia o pesquisador renunciará a

Carlos Edilson de Almeida Maneschy deixará o cargo de reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) na próxima terça-feira (17). Depois de quase sete anos à frente de uma das maiores instituições de ensino e pesquisa da Amazônia o pesquisador renunciará ao posto.

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFPA (1977), com mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universityof Pittsburgh (1986), Carlos Maneschy atualmente é professor titular da UFPA e consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Análise de Tensões, Mecânica dos Sólidos e Mecânica não Linear e foi o segundo reitor da Amazônia a presidir a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Entre as várias conquistas da universidade desde que foi eleito reitor, em 2009, Carlos Maneschy destaca as melhorias para os estudantes e para o ensino de graduação.

Balanço da Gestão “Em uma escala de satisfação pessoal e de valor para a UFPA três coisas se destacam. Em primeiro lugar a universidade é mais inclusiva com vagas reservadas para pessoas com deficiências, quilombolas, indígenas e integrantes de populações tradicionais, que juntas somam mais de 1.200 oportunidades anuais de ingresso. Hoje olhamos a população universitária e vemos essa diversidade”, conta.

Para ele a capilaridade da instituição também é algo único no país. “A UFPA alcançou e atua em 67 municípios doo Pará com oferta de cursos de graduação e de pós-graduação. Algo único no Brasil, já que nenhuma outra universidade está em tantos municípios quanto a UFPA”. Carlos Maneschy destaca ainda a oferta de cursos de saúde nas cidades localizadas fora da região metropolitana de Belém, feito inédito na história da UFPA, com a oferta de Enfermagem em Breves e Medicina em Altamira, com uma segunda turma prevista para ser criada em Bragança.

Para ele a internacionalização também foi uma das maiores conquista da instituição. “Nestes anos ampliamos o número de parcerias e intercâmbios nacionais e internacionais. Mais de mil estudantes da universidade tiveram experiências em instituiçõesestrangeiras. Estamos dando a universidade uma visibilidade que ela não tinha, apesar do apelo que a região tem, nossas parcerias com outras universidades e instituições era mínima”, considera.

O reitor também assegura que os anos à frente da UFPA foram os melhores de sua vida. “Sentirei falta de ser reitor. Tive em termos de convivência, interação e aprendizado os melhores anos da minha vida e deixar essa convivência me fará falta, mas ela é natural e irei superá-la com a certeza de que contribuí expressivamente para a universidade. Da reitoria vou levar a maior honra da minha vida. Não vislumbro nenhuma outra atividade que possa estar envolvido que me dê honra maior que esta”, assegura.

(Com informações da UFPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias