plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Procissão das Velas sai às ruas hoje

Marcada pela beleza das velas iluminadas carregadas pelos fiéis, a procissão de Nossa Senhora de Fátima deve levar cerca de 250 mil pessoas às ruas, na noite de hoje, conforme estimativa dos organizadores da festividade. Em 2016, a procissão completa 49 a

Marcada pela beleza das velas iluminadas carregadas pelos fiéis, a procissão de Nossa Senhora de Fátima deve levar cerca de 250 mil pessoas às ruas, na noite de hoje, conforme estimativa dos organizadores da festividade. Em 2016, a procissão completa 49 anos de existência e tem como tema de reflexão: “Da Belém de Judá, casa do Pão, à Belém da Amazônia. Maria partilha o Pão da Vida e da Eucaristia”.

Coordenadora geral da festividade, Osley Rodrigues, explica que o tema faz referência ao XVII Congresso Eucarístico Nacional que ocorrerá em agosto deste ano, em Belém. Para a coordenadora, ao revelar Maria como o sacrário vivo que gerou a eucaristia, a festividade apresenta Belém como a ‘Casa do Pão da Amazônia’. “É um momento de engrandecimento da fé”, aponta.

ROMARIA

A procissão sairá do Santuário de Fátima (rua Antônio Barreto, 2167), por volta das 19h, após a celebração da santa missa pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. O percurso segue pela avenida Alcindo Cacela, rua Domingos Marreiros, travessa Castelo Branco, rua Boaventura da Silva, avenida José Bonifácio e avenida Duque de Caxias, chegando novamente ao Santuário de Fátima. Ao todo, a caminhada católica pelas ruas do bairro que recebe o nome da santa tem duração estimada de 1h30.

VELAS

A coordenação pede que os fiéis não se esqueçam de levar as velas, que, ao iluminar a caminhada, já são tradicionais na procissão. “Essa é uma procissão muito tranquila, que não tem aquele calor do dia. Então, a gente pede que as pessoas levem as velas e que acompanhem a procissão sempre cantando”, pede Osley Rodrigues.

COROAÇÃO

Em andamento desde o dia 1º de maio, a Festividade de Nossa Senhora de Fátima não encerra com a procissão de hoje. Amanhã ainda será realizada a coroação da imagem e a Procissão do Adeus, que percorre o entorno do Santuário em um percurso bem mais curto. A caminhada de encerramento da festividade que ocorrerá amanhã tem saída prevista após a missa das 19h. “O objetivo principal da festividade é a evangelização”, reforça a coordenadora. “Ano que vem completamos 50 anos de procissão em Belém e, em Portugal, serão comemorados os 100 anos de aparição de Nossa Senhora.”

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA: APARIÇÕES EM PORTUGAL

Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como Nossa Senhora do Rosário, é uma das designações de Maria. Segundo relatos, ela apareceu várias vezes para as crianças Lúcia, Francisco e Jacinta, na cidade de Fátima, em Portugal, no começo do século XX. Em suas aparições, sempre pedia que se rezasse o terço.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias