plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Dom Eliseu e Ourilândia do Norte: crescimento

Dom Eliseu também foi criado pela lei n. 5.450, de 10 de maio de 1988, desmembrado de Paragominas e instalado em 1 de janeiro de 1989. Originário de povoado surgido na década de 60, na confluência da PA-70 com a Belém-Brasília, o município já existia desd

Dom Eliseu também foi criado pela lei n. 5.450, de 10 de maio de 1988, desmembrado de Paragominas e instalado em 1 de janeiro de 1989. Originário de povoado surgido na década de 60, na confluência da PA-70 com a Belém-Brasília, o município já existia desde 1961 (56 anos).

Em meados da década de 1980, é criado no distrito a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Dom Eliseu. Esta associação liderou o processo de discussões e propostas que culminaram com a emancipação política de Dom Eliseu. A referida associação conseguiu pressionar a câmara de Paragominas, para que aprovasse a proposta de redivisão territorial. O processo emancipatório foi levado a cabo na Assembleia Legislativa do Pará pelos deputados Maria Nazaré Barbosa e Nícias Ribeiro.

Ourilândia do Norte, assim como os demais municípios, foi criado pela lei n. 5.449, de 10 de maio de 1988, sendo desmembrado de São Féliz do Xingu. Originário do Projeto Tucumã, implantado na década de 80 na PA-279, o nome Ourilândia, escolhido para designar o povoado, é uma alusão ao grande número de garimpos existentes na região.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias