plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Parauapebas: criada para alojar trabalhadores

Parauapebas também completa 28 anos de emancipação nesta terça-feira. O nome do município é uma referência ao Rio Parauapebas, um termo de origem tupi que significa “afluente raso do rio grande”, através da junção de pará (rio grande), ‘y (rio) e peb (ach

Parauapebas também completa 28 anos de emancipação nesta terça-feira. O nome do município é uma referência ao Rio Parauapebas, um termo de origem tupi que significa “afluente raso do rio grande”, através da junção de pará (rio grande), ‘y (rio) e peb (achatado).

Com a descoberta de uma das maiores reservas minerais do mundo na Serra dos Carajás nos anos 1960 e o direito concedido à empresa Vale (antigamente Companhia Vale do Rio Doce) de explorar minério de ferro, ouro e manganês no local, a empresa construiu uma rodovia asfaltada entre a cidade de Marabá e as instalações da empresa com cerca de 200 km.

Essa estrada foi posteriormente transferida ao estado do Pará. No âmbito do Projeto Grande Carajás, a Vale construiu um núcleo urbano ao lado do povoado para abrigar seus funcionários. Nesses, incluem-se os que viriam trabalhar nas obras da Estrada de Ferro Carajás, iniciadas em 1981 e que ligaria a província mineral ao Porto da Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão.

A empresa iniciou ainda a construção de uma infraestrutura básica, com escola, delegacia, hospital, prédio da administração e rede elétrica. Na época, a Vila de Parauapebas já acumulava mais de 2. 000 habitantes.Parauapebas foi desmembrada de Marabá, pela lei n. 5.443, de 10 de maio de 1988.

(Sucursal Marabá)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias