plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

São Geraldo do Araguaia: um filho homenageado

São Geraldo do Araguaia foi fundada em 1952 por garimpeiros e exploradores de Bauxita oriundos da margem direita do rio Araguaia onde fica a cidade Xambioá (TO). Inicialmente o vilarejo se formou na desembocadura do rio que leva o nome da cidade de Xambio

São Geraldo do Araguaia foi fundada em 1952 por garimpeiros e exploradores de Bauxita oriundos da margem direita do rio Araguaia onde fica a cidade Xambioá (TO). Inicialmente o vilarejo se formou na desembocadura do rio que leva o nome da cidade de Xambioá no diminutivo, como assim foi chamada a nova cidade de Xambioazinho.

Mais tarde veio a ser chamada de São Geraldo em homenagem ao filho do dono das terras da região que se chamava Geraldo, o mesmo doou a área com esse propósito. O município faz limite com o Tocantins.Criado pela lei n. 5.441, de 10 de maio de 1988, São Geraldo foi desmembrado de Xinguara. Tem sua história ligada ao garimpo do Chiqueirão da década de 40, localizado na margem direita do rio Araguaia, onde hoje fica a cidade de Xambioá.

São Geraldo começou a surgir em 1953, quando foi construído um barracão, na margem esquerda do Araguaia, para comprar castanha-do-Pará e produtos de subsistências dos pequenos agricultores estabelecidos naquela área. O nome do barracão era “barracão de Dona Leocádia”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias