plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Tire peso das costas e entenda causas da lombalgia

Atualmente, 60% da população mundial sofre ou sofrerá com a temida dor nas costas em algum momento da vida. No Brasil cerca de 50 milhões de brasileiros apresentam o problema. A dor lombar, ou lombalgia, só é superada pela dor de cabeça entre os distúrb

Atualmente, 60% da população mundial sofre ou sofrerá com a temida dor nas costas em algum momento da vida. No Brasil cerca de 50 milhões de brasileiros apresentam o problema. A dor lombar, ou lombalgia, só é superada pela dor de cabeça entre os distúrbios que mais afetam o homem. É também causa frequente de incapacidade para o trabalho.

A lombalgia possui várias causas, tornando-se difícil descobrir a principal via provocadora da doença. Por outro lado, vários fatores de risco desencadeiam a doença. “Os mais frequentes fatores de risco são a idade, o sexo, o índice de massa corporal e o desequilíbrio muscular”, destaca o médico ortopedista e traumatologista Dante Giubilei, especialista em cirurgia de Coluna vertebral. Trabalhar sentado por longas horas, carregar muito peso e a falta de exercícios físicos são as causas mais frequentes. A dor lombar acomete principalmente homens acima de 40 anos e mulheres entre 50 a 60 anos de idade, comumente ligada à osteoporose.

A lombalgia provoca perda de produtividade, excesso de encargos médicos e legais, pagamento de seguros e de indenizações por invalidez. “Por essa razão a lombalgia não deve ser analisada somente como uma questão médica, mas também como uma questão socioeconômica”, explica. A prevenção e cuidados precisam ser imediatos. “A eliminação dos fatores de risco, uso de medicamentos e a fisioterapia e são as bases para o tratamento”, diz o especialista.


(Luiz Flávio/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias