plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

MP debate desafios para superar a corrupção

Como a corrupção está presente no cotidiano e quais são os desafios para enfrentá-la? Essa foi a questão que norteou o 2º Congresso do Ministério Público da Região Norte. O evento, encerrado ontem, no Hotel Crowne Plaza, em Belém, reuniu participantes de

Como a corrupção está presente no cotidiano e quais são os desafios para enfrentá-la? Essa foi a questão que norteou o 2º Congresso do Ministério Público da Região Norte. O evento, encerrado ontem, no Hotel Crowne Plaza, em Belém, reuniu participantes de todo o País, dentre procuradores, promotores, acadêmicos e demais profissionais em discussões envolvendo o tema da corrupção com enfoque para a atuação do Ministério Público (MP).

MINISTRO DO STJ

A programação do último dia contou com as presenças do conselheiro do Conselho Nacional do MP, Fábio George Cruz Nóbrega, e do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Luiz Campbell Marques. Amazonense e filho de paraense, Campbell destaca que conhece bem a região e acredita na importância de trazer o debate da corrupção para a realidade local. “Diante do contexto em que o Brasil vive, percebemos que a população começa a despertar e que a vida política e a cidadania não termina na urna e passa a fiscalizar o próprio governo”, avaliou. “É com esse protagonismo que se pode combater a corrupção”, observou.

O Ministro citou ainda as pequenas corrupções do dia a dia e a importância da conscientização, informação e educação nesse processo de combate ao problema em questão. Márcio Maués de Farias, vice-presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep), um dos órgãos organizadores do Congresso, ressaltou que o objetivo principal do encontro foi promoveresse tipo de diálogo.

Outra proposta do evento é reaproximar os MPs do Norte e promover trocas de experiências entre as instituições.

“Enfrentamos desafios por conta da extensão da região em contraponto ao pequeno número de promotores”, assinala Farias.
O mediador do congresso foi o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Márcio Miranda.

Márcio Miranda, presidente da Assembleia Legislativa. (Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará)

MINISTRO DO STJ ELOGIA ATUAÇÃO DA ALEPA

As ações realizadas na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, na gestão do presidente Márcio Miranda, foram elogiadas pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Luiz Campbell Marques, durante sua participação no 2º Congresso do Ministério Público da Região Norte. “A Justiça que é boa começa dentro de casa. Fiquei muito feliz com a exposição do presidente da Alepa. Espero que as medidas tomadas no Pará contaminem as casas legislativas de todo o Brasil”, disse o ministro. O deputado Márcio Miranda recebeu diversas honrarias e homenagens do MP, por sua atuação parlamentar e como gestor do Poder Legislativo, sendo o único político agraciado com o Colar do Mérito Institucional, condecoração concedida aos que contribuem de alguma forma com o Ministério.

(Alice Martins Morais/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias