plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Hoje é o “Dia D” contra o H1N1

A campanha nacional de vacinação contra a gripe tem seu “Dia D” realizado hoje, quando a imunização será intensificada. No Pará, o público-alvo da campanha engloba 1,7 milhão de pessoas, até o dia 20 de maio. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo

A campanha nacional de vacinação contra a gripe tem seu “Dia D” realizado hoje, quando a imunização será intensificada. No Pará, o público-alvo da campanha engloba 1,7 milhão de pessoas, até o dia 20 de maio. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 80% da população considerada de risco (veja abaixo) para complicações por gripe. A vacina pode reduzir em 45% o número de internações por pneumonias e em até 75% a mortalidade por complicações da doença.

A imunização disponibilizada pelo Ministério da Saúde protegerá a população contra os 3 subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B). Segundo informe da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Pará foi um dos 22 estados que decidiram pela antecipação da campanha. A Sespa esclarece que todos os municípios paraenses já possuem vacinas.

CASOS

No Pará, entre 1 de janeiro e 19 de abril de 2016, foram notificados 224 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desses, 86 foram confirmados para gripe A, causada pelo vírus H1N1, sendo 55 somente em Belém. Este ano foram confirmadas 8 mortes por H1N1 no Estado, nos seguintes municípios: Belém (5 mortes), Novo Progresso(2) e Marituba (1).

QUEM DEVE SE VACINAR

Crianças de seis meses a menores de 5 anos
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas sócio-educativas
Gestantes
Puérperas no período até 45 dias após o parto (com apresentação de documento que comprove a gestação)
Trabalhador de saúde
Povos indígenas
Indivíduos com 60 anos ou mais de idade
Pessoas de 5 a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, com apresentação da prescrição médica.
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

PODER DA VACINA

Conforme as recomendações do Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, sobretudo durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.

FIQUE POR DENTRO DOS SINTOMAS DE CADA GRIPE


(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias