plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Veja dicas para descobrir sua vocação profissional

Escolher uma profissão pode ser um drama de novela para quem está concluindo o ensino médio e está prestes a fazer o vestibular. A maioria dos estudantes ainda se divide entre a carreira que gostaria de seguir e a que pode oferecer melhores condições de s

Escolher uma profissão pode ser um drama de novela para quem está concluindo o ensino médio e está prestes a fazer o vestibular. A maioria dos estudantes ainda se divide entre a carreira que gostaria de seguir e a que pode oferecer melhores condições de salários ou de mercado. Para a especialista em Recursos Humanos, Nara D’Oliveira, o estudante deve aliar afinidade e perspectiva de trabalho. Nara explica que o mais importante é identificar as vocações naturais e escolher uma área que tenha a ver com a personalidade. “É complicado escolher uma profissão da qual você não tenha nenhuma afinidade”, diz ela.

A segunda dica é aliar essa habilidade com a realidade. Ao escolher uma carreira, o aluno deve sempre verificar se há faculdade que disponibilize o curso, quais as opções de trabalho que ela pode oferecer e, principalmente, se essa carreira está em expansão. Outro quesito muito importante à se avaliar é a empregabilidade. “Esse detalhe é muito importante porque o ideal é o profissional ter a opção de ser aproveitado em várias frentes de trabalho, onde quer que ele esteja”, sugere Nara.

A dúvida sobre qual carreira seguir é grande e aflige quase 80% dos estudantes, garante os professores do ensino médio. A professora Jeanny Saraiva ressalta que um dos maiores erros observados em quem vai prestar vestibular, ainda é a pressão familiar. Nesses casos, o estudante se sente obrigado a seguir a carreira dos pais. Outro erro é decidir a profissão tendo como único parâmetro o aspecto salarial. “Há profissões com baixo salário, mas que se forem exercidas com prazer tendem a se tornar bastante promissoras”, comenta Jeanny.



IMPRESSÕES

O ideal é que a escola ajude o aluno indeciso a identificar a profissão desde o ensino fundamental, com orientações e esclarecimentos sobre os diversos aspectos das carreiras. Realizar testes vocacionais, visitar universidades e conhecer os cursos de graduação também são dicas que podem ajudar a tirar dúvidas dos estudantes. Criado para ajudar nesse momento de grande importância na vida dos jovens, o DIÁRIO lançou o Guia Profissões 2016, um completo de orientação profissional e que será lançado na próxima terça-feira.

Para Jeanny, o Guia Profissões é um importante instrumento de informações que ajuda o aluno a concretizar ou desfazer as impressões sobre a atividade profissional que quer exercer. “O Guia, sem dúvida, é importante e necessário, na medida em que norteia o aluno quanto ao seu futuro profissional”, conclui a professora.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias