plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Em reunião, Lula evita apoiar novas eleições

Em reunião com senadores na manhã desta quarta-feira (27) em Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou manifestar apoio a uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prevê eleições presidenciais em outubro próximo. A PEC de número 20

Em reunião com senadores na manhã desta quarta-feira (27) em Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou manifestar apoio a uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prevê eleições presidenciais em outubro próximo.

A PEC de número 20 foi protocolada no Senado por um grupo de seis senadores de partidos diversos, tanto contrários quanto favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Para os senadores, só um "grande pacto" entre os principais atores da atual crise política permitirá a convocação das novas eleições, pois a medida não é prevista na Constituição e teria que ser aprovada pelo Congresso.

A reportagem apurou que Lula manifestou aos senadores otimismo a respeito da votação do relatório sobre o impeachment, previsto para ocorrer em 11 de maio, dizendo crer numa vitória do bloco governista, mas os senadores transmitiram a ele a noção de que a posição da presidente Dilma "não tem a menor chance" de sair vencedora. Ela precisa de maioria simples no Senado para escapar do afastamento do cargo.

A reunião ocorreu entre 8h30 e 9h30 no apartamento da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e contou com a presença dos senadores João Capiberibe (PSB-AP), Otto Alencar (PSD-BA), Wellington Fagundes (PR-MT) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Embora não integre o grupo que apresentou a PEC das eleições, o senador Jorge Viana (PT-AC) também compareceu pois seria "simpático" à discussão da ideia.

Durante o encontro, os senadores apresentaram a Lula as eleições como uma saída possível para desatar o atual "nó político", ao repassar ao eleitor a decisão sobre o futuro da Presidência. Segundo senadores presentes ao encontro, o ex-presidente ouviu "com atenção" as ponderações, mas ao final evitou apoiar a proposta, dizendo apenas vagamente que iria refletir sobre o assunto.

Após o encontro com Lula, os senadores deverão se reunir na tarde desta quarta-feira (27) com a ex-ministra do Meio Ambiente do governo Lula Marina Silva (Rede-AC) e com interlocutores do PC do B. Os senadores também tentam agendar um encontro com o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Paralelo aos contatos partidários, o grupo de senadores busca apoio de organizações não governamentais para a ideia de se criar um movimento nacional pelas eleições. Na terça-feira (26) o senador João Capiberibe esteve na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Os senadores tentam encontro com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Além de Capiberibe, Lídice e Randolfe, também subscrevem a PEC das eleições os senadores Cristovam Buarque (PPS-DF), Walter Pinheiro (sem partido-BA) e Paulo Paim (PT-RS).

(Agência Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias