plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pará é o último colocado em ranking nacional

O Pará amarga a última colocação no ranking nacional de qualidade de ensino. Na 27ª posição entre as unidades da Federação, o Pará não conseguiu incluir nenhum município entre os 500 que mais se destacaram no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira

O Pará amarga a última colocação no ranking nacional de qualidade de ensino. Na 27ª posição entre as unidades da Federação, o Pará não conseguiu incluir nenhum município entre os 500 que mais se destacaram no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, que avalia as oportunidades educacionais de crianças e jovens de 0 a 17 anos nas cidades, considerando todas as redes municipais de ensino (público e privado).

O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) engloba toda a educação básica - da infantil ao ensino médio e considera a qualidade da formação dos professores nas escolas, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de educação infantil. Em uma análise de 0 a 10, o Pará obteve 3,5, a menor nota do país. Entre as capitais, Belém também ficou em último lugar, com média de 3,5, está na 4.489º posição, entre 5.245 municípios analisados.

A chuva também é um problema para quem frequenta a escola Sagrada Família. (Foto: Bruno Carachesti/Diário do Pará)

Entre as demais cidades que compõem a Região Metropolitana de Belém (RMB), a situação só piora: Ananindeua é a 4.275ª no ranking nacional, com nota 3,6; Marituba na 4.905ª posição, com nota 3,2; Benevides na 4.357ª e nota 3,6; Castanhal na posição 4.351º e nota 3,6; Santa Izabel do Pará na 4.490ª posição com nota 3,5; e Santa Barbara do Pará na 4.846ª colocação com nota 3,3.

OPORTUNIDADES

O índice classifica os municípios e estados do País de acordo com sua contribuição para o sucesso educacional dos cidadãos. O resultado é um ranking que elege os lugares com mais e menos oportunidades em educação básica. Para o professor Beto Andrade, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), o resultado do IOEB mostra a realidade da educação no Pará. “Ou o governo se responsabiliza e coloca em prática uma verdadeira política educacional ou os alunos paraenses estarão condenados a um genocídio educacional”, diz Andrade

(Luiza Mello/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias