plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Diagnóstico precoce ajuda a tratar o autismo

Pessoas do mundo inteiro escolheram vestir azul, hoje, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) em 2007. A cor simboliza o distúrbio, já que há uma incidência maior em crianças do sexo masculino – sã

Pessoas do mundo inteiro escolheram vestir azul, hoje, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) em 2007. A cor simboliza o distúrbio, já que há uma incidência maior em crianças do sexo masculino – são quatro meninos para cada uma menina diagnosticada. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma em cada 150 pessoas no mundo são autistas. São cerca de 70 milhões de diagnosticados. 2 milhões só no Brasil.

SINTOMAS

Denominado como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o distúrbio pode ser classificado por 2 principais sinais clínicos, conforme explica o terapeuta ocupacional Rafael Moraes, 33, da equipe multidisciplinar do Centro Especializado de Reabilitação Tipo II, da Universidade do Estado do Pará (Uepa). As características mais comuns são as dificuldades de interação social e de comunicação.

Segundo Moraes, a recomendação é observar o comportamento da criança desde o seu 1º ano de vida e caso haja algum sintoma, o ideal é consultar um pediatra para uma avaliação clínica. “O acompanhamento precoce nos primeiros anos de vida é essencial para a aquisição e desenvolvimento de habilidades”, acrescenta.

SUPERAÇÃO

Gabriel Vidal, 4 anos, foi diagnosticado com autismo aos 2 anos de idade. A mãe, a acadêmica em fisioterapia Eliane Vidal, 26, logo percebeu que havia algo estranho. “Ele parou de falar e começou a se isolar completamente”, explica. Após avaliação clínica, Gabriel recebeu o diagnóstico e com o passar do tempo conseguiu resultados positivos com o acompanhamento especializado. “Hoje meu filho interage com qualquer pessoa, fala e é uma criança muito carinhosa”, resume. Mãe e filho participam neste domingo de uma caminhada na Praça Batista Campos, às 9h, para marcar a data.

CASA DE APOIO

A Casa do Autista fica na Av. Tavares Bastos, nº 971, Alameda Suita, casa 8. O telefone para contato é o 99224-9644.

CAMINHADA

Neste domingo (3), haverá a Caminhada pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a partir das 9h, na Praça Batista Campos. Vista-se de azul.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias