plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Delegados do Pará decidem hoje se entram em greve

Os delegados da Polícia Civil (PC) do Pará podem decidir hoje pela greve. Eles se reunirão às 19h, em assembleia geral, para discutir as próximas ações do movimento. Na terça-feira (29), eles percorreram delegacias para mobilizar para a reunião desta noit

twitter Google News

Os delegados da Polícia Civil (PC) do Pará podem decidir hoje pela greve. Eles se reunirão às 19h, em assembleia geral, para discutir as próximas ações do movimento. Na terça-feira (29), eles percorreram delegacias para mobilizar para a reunião desta noite. A categoria reivindica reajuste salarial de 16,73%. O acordo feito com o Governo do Estado em 2013 e que resultou na Lei Complementar Estadual nº 094/2014 fixou o pagamento desse aumento em 5 parcelas, a serem pagas de 2014 a 2018.

O repasse deste ano deveria ter ocorrido no mês passado. Porém, o Governo de Simão Jatene informou que não há recursos disponíveis para garantir o pagamento em março. Segundo o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Para (Adepol), Ivanildo dos Santos, é grande a possibilidade de greve, ainda que não seja imediata. “O Governo do Estado sinalizou que não vai cumprir o que está previsto na Lei”, afirma o delegado.

Segundo ele, caso a categora não opte por uma greve imediata, poderá decidir por realizar paralisação e entrar com ações judiciais, na tentativa de pressionar o Estado. “Queremos que o Governo cumpra o que está na lei que reestrutura o salário do delegado até 2018 a fim de se adequar às demais carreiras jurídicas, pois o nosso é o mais baixo”, diz Santos.

SERVIDORES

Além dos delegados outros servidores estaduais estão insatisfeitos, sobretudo depois que o governador Jatene anunciou vários cortes, sob alegação de manter o equilíbrio das contas públicas. Entidades como o Sindicato dos Funcionários do Departamento de Estado de Trânsito (Sindetran), inclusive, estão mobilizadas para realizar protestos nos próximos dias 5 e 6 e não descartam a possibilidade de uma greve. Os cortes, dentre outras áreas, mexe com as reestruturações de órgãos que impliquem em despesas, incluindo planos de cargos e remuneração.

Em nota divulgada na sexta-feira (25), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) afirmou que a mesa de negociação com os delegados continua aberta. Ainda segundo a nota, o Governo não deixará de pagar a reposição prevista na Lei. “Porém, diante da realidade econômica vivida pelo País”, não conseguiu efetuar o pagamento de março.

ASSEMBLEIA

Assembleia será realizada hoje, às 19h, no Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Pará, na avenida Dalva, nº 539, próximo a igreja de São Jorge, Marambaia.

(com Michelle Daniel)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias