plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Padre Catel morre aos 80 anos

Pe. Catel atuou bastante no interior do Pará. (Foto: Divulgação)   Morreu, na madrugada desta quarta-feira (23) o pe. Paolo Maria Catel, conhecido como pe. Catel, missionário barnabita que atuou bastante no interior do Estado. Na tarde desta terça-feira

Pe. Catel atuou bastante no interior do Pará. (Foto: Divulgação)

Morreu, na madrugada desta quarta-feira (23) o pe. Paolo Maria Catel, conhecido como pe. Catel, missionário barnabita que atuou bastante no interior do Estado. Na tarde desta terça-feira (22) foi anunciada a morte cerebral, com parada nos rins.

O corpo do religioso está sendo velado na Santo Antônio Maria Zacaria, em Belém. Às 11h, dom Alberto celebrará a missa de corpo-presente. Padre Catel era membro da Província do Norte.

Pe. Catel era uma das figuras centrais da história do município de Santa Luzia do Pará, nordeste do Estado, por ter sido o primeiro pároco da recém-criada paróquia da então vila de Santa Luzia, no ano de 1973, onde permaneceu até 1984 deixando um imenso legado às famílias luzienses.

São suas connquistas: a construção da Igreja Matriz de Santa Luzia, que até sua chegada era uma simples igrejinha de pau-a-pique; do Centro de Treinamentos Irmã Benedita; do Salão Paroquial e a aquisição da área que hoje é o sítio do Padre; além da sua incansável atuação pastoral nas comunidades Eclesiais de Base e contribuição social na busca pela paz no campo em uma época em que os conflitos agrários dominavam o interior do Pará, especialmente na região da Gleba Cidapar, atualmente pertencente ao município de Cachoeira do Piriá, que tirou a vida de muitos posseiros até o surgimento do justiceiro Quintino Lira que declarou guerra aos grileiros de terra da região"

Por ter se envolvido diretamente nas negociações pela busca de uma solução pacífica para o conflito da gleba Cidapar, no início dos anos 80, muitos temiam pela sua segurança chegando ao ponto de realizar várias noites de vigília na Igreja Matriz de Santa Luzia para rezar pedindo a Deus pela sua proteção, por que os grileiros o taxavam de comunista e o acusavam de defender Quintino e os posseiros.

Por conta disso Pe. Catel atraiu para si o ódio dos latifundiários que, segundo boatos da época, planejavam tirar-lhe a vida, mas pe. Catel, sempre sereno jamais deixou-se intimidar e seguiu em frente com sua missão.

Vídeo de 6 de outubro de 2013, no qual pe. Catel prega homilia na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém:

Após sua saída de Santa Luzia, pe. Catel foi por muitos anos pároco da cidade de Capitão Poço até o fim dos anos 90, e depois foi transferido para Belém para atuar como reitor do Seminário Nossa Senhora Mãe da Divina Providência e em funções administrativas e sacerdotais na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré onde permanece até os dias atuais.

BIOGRAFIA

Paolo Maria Catel nasceu em 11 de outubro de 1935 na região de Milão, na Itália, e recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de maio de 1970. Transferido para o Brasil para desempenhar suas funções pastorais foi logo designado para conduzir os destinos da jovem Paróquia de Santa Luzia.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias